Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BH prioriza "sobras" de vacina da covid para moradores acamados

Na falta de pessoas com mobilidade reduzida, agente de saúde deve entrar em contato população que faz parte do próximo grupo

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Pessoas acamadas devem fazer cadastro
Pessoas acamadas devem fazer cadastro Pessoas acamadas devem fazer cadastro

Os moradores de Belo Horizonte interessados em se vacinar contra a covid-19 ao fim do dia com as sobras de imunizante, popularmente conhecidas como "xepa da vacina", devem ter os critérios de atendimento em mente antes de procurar um posto de saúde.

Atualmente, segundo a SMSA (Secretaria Municipal de Saúde), as injeções que sobram nos frascos são destinadas, prioritariamente, às pessoas acamadas que tenham a idade convocada para vacinação no dia e tenham se cadastrado no site da prefeitura.

Paulo Corrêa, diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da prefeitura, explica que na falta de um acamado, os agentes de saúde iniciam a chamada "busca ativa", fazendo contato com os moradores da região que façam parte da faixa etária contemplada na data.

Segundo Corrêa, os servidores também são orientados a avaliar o envio ou busca de doses em postos de saúde próximos para evitar a abertura de novos frascos quando chegam pacientes no fim do expediente.

Continua após a publicidade

— A ideia é que o agente da unidade volante vá até a casa desse paciente com mobilidade reduzida para aplicar a dose. Montando essa estrutura, a gente consegue evitar o desperdício de doses.

O diretor de promoção à saúde ainda destaca que o cadastro para acamados fica aberto permanentemente no site da prefeitura. Os interessados podem se inscrever neste link.

Continua após a publicidade

Atualmente Belo Horizonte está vacinando os moradores que não têm comorbidade, por critério de idade. A última faixa etária convocada, para esta segunda-feira (19), foi a de pessoas com 40 anos.

Enquanto novos grupos não são chamados, o município aplica a dose de reforço e a primeira dose das pessoas que já foram convocadas, mas perderam a data por qualquer motivo. Neste caso, o paciente só pode ser atendido em postos específicos, disponíveis neste link.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.