Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BH registra primeira morte do ano por febre maculosa

Segundo a Secretaria de Saúde, contaminação não deve ter acontecido na capital mineira; dados da vítima não foram divulgados

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Doença é transmitida pelo carrapato-estrela
Doença é transmitida pelo carrapato-estrela Doença é transmitida pelo carrapato-estrela

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte confirmou, nesta sexta-feira (22), a morte de um morador da cidade com febre maculosa. Este é o primeiro caso registrado na capital mineira em 2018. No entanto, a pasta alega que a vítima pode ter contraído a doença fora da cidade.

Oito casos de contaminação continuam sendo investigados. Em 2017, quatro pessoas foram diagnosticadas com a doença, sendo que três morreram. No ano passado, um morador de Contagem, de 42 anos, na Grande BH, morreu com a doença após fazer um passeio a cavalo na Lagoa da Pampulha.

Já em 2016, a capital mineira teve dois casos da doença. Um deles foi o do pequeno Thales Martins, de 10 anos. Ele morreu depois de visitar o Parque Ecológico da Pampulha junto com um grupo de escoteiros.

A doença é transmitida pelo carrapato-estrela e os sintomas aparecem entre dois e 14 dias depois da picada. Entre eles, estão febre alta, dores de cabeça intensas e hemorragia.

Em nota, a PBH informou de desenvolve ações de conscientização e monitoramento frequentemente. Segundo a prefeitura, o Parque Ecológico da Pampulha passa por vistoria três vezes ao ano. Quando são encontrados carrapatos-estrelas é emitido um alerta. Os animais hospedeiros também são banhados com carrapaticida.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.