Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

BH tem ruas cheias e restaurantes sem self-service em reabertura

Estabelecimentos voltaram a receber os clientes para o almoço na nova fase de flexibilização; retomada tem novas regras e proíbe bebidas alcoólicas

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7, com Record TV Minas

Houve aglomeração na região central de BH
Houve aglomeração na região central de BH Houve aglomeração na região central de BH

No 1º dia da nova fase da flexibilização do comércio, as ruas do Centro de BH ficaram bem movimentadas e os clientes tiveram que se adaptar às novas etiquetas dos restaurantes.

Assim como na 1º fase da reabertura, no início de agosto, várias lojas tiveram que organizar filas para a entrada dos consumidores. E os motivos para a ida ao Centro da capital foram vários. Algumas pessoas afirmaram que precisavam comprar material de trabalho, enquanto outras foram renovar o guarda roupa. Teve gente que confessou que precisava apenas “distrair a cabeça”.

Veja: Ônibus de BH farão 400 viagens a mais para atender comércio

São essas ações que preocupam os especialistas. De acordo com o infectologista Estevão Urbano, a nova flexibilização do comércio na capital não pode ser um motivo para sair de casa sem necessidade.

Publicidade

— A forma mais fácil e mais comum de contaminação pelo novo coronavírus é através do contato, o que ocorre justamente com o comércio funcionando.

Restaurantes voltaram a receber clientes nesta segunda (24)
Restaurantes voltaram a receber clientes nesta segunda (24) Restaurantes voltaram a receber clientes nesta segunda (24)

Restaurantes

Publicidade

Outra novidade desta segunda-feira (24) foi a reabertura dos bares e restaurantes, que estavam proibidos de receber clientes nas mesas desde março. A partir desta segunda, esses estabelecimentos poderão servir almoço entre 11h e 15h, apenas de segunda a sexta-feira.

Veja: Apenas metade dos restaurantes em BH deve reabrir, diz entidade

Publicidade

Mesmo com a permissão, teve estabelecimento que preferiu não receber clientes. O chef Túlio Montenegro contou que seu restaurante, que fica no bairro Horto, não funciona desde março, já que ele e os funcionários são do grupo de risco. Por enquanto, o restaurante vai receber clientes apenas nas mesas ao ar livre e o chef espera que os consumidores retornem.

— Eu sei que o povo está meio relutante, mas eu tenho esperança que o pessoal venha se alimentar aqui, já que temos um espaço ao ar livre, com maior circulação de ar.

Nova flexibilização

Na última quinta-feira (20), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou uma ampliação na reabertura do comércio da capital. As lojas consideradas não-essenciais ganharam mais dois dias de funcionamento em relação a flexibilização anterior. Parques e praças também voltam a funcionar e o transporte coletivo na capital foi ampliado.

Após pedidos de várias entidades, os bares e restaurantes voltaram a receber clientes em suas mesas. Esses estabelecimentos poderão funcionar de segunda a sexta-feira, entre 11h e 15h, seguindo vários protocolos definidos pelo Executivo, como, por exemplo, o limite de quatro pessoas por mesa, a ausência de cardápios e self-service, e a proibição da venda de bebidas alcóolicas.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Daniela Fernandes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.