Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bombeiros começam vistorias em 350 museus em Minas Gerais

Para evitar tragédias como a ocorrida no Rio de Janeiro, corporação percorrerá 20 cidades do Estado

Minas Gerais|Paulo Henrique Lobato, Do R7

Museu de Artes e Ofício segue legislação de segurança
Museu de Artes e Ofício segue legislação de segurança Museu de Artes e Ofício segue legislação de segurança

O Corpo de Bombeiros começou nesta segunda-feira (10) a vistoria em 350 museus e prédios históricos em 20 cidades de Minas Gerais.

O objetivo é evitar nova tragédia como a ocorrida com o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que foi destruído por um incêndio no primeiro fim de semana de setembro.

Os militares, que contam com apoio de servidores da Secretaria de Estado da Cultura e da de Meio Ambiente, estão verificando o prazo de validade e o selo do Inmetro nos extintores, além da sinalização e informações adequadas para uso dos equipamentos.

O trabalho tem caráter preventivo e, em caso de alguma irregularidade, a instituição será orientada a se adequar à legislação.

Publicidade

Os bombeiros também ressaltam a importância de os funcionários dos museus estarem preparados para ajudar em possível socorro ao patrimônio até a chegada dos militares, como destaca o tenente Pedro Aihara:

— É importante que os funcionários do museus estejam preparados em caso de emergência. (...) Conseguimos ter um sucesso maior no combate ao incêndio quando ele está na fase inicial.

Um dos museus visitados nesta segunda pela corporação foi o de Artes e Ofícios, na praça da Estação, Hipercentro de Belo Horizonte, onde nenhuma irregularidade foi constatada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.