Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bombeiros soltam em mata gata de R$ 7 mil confundida com filhote de onça em MG

Porteiro de condomínio acionou o resgate ao confundir a espécie; agentes pensaram se tratar felino "do mato" e sem dono

Minas Gerais|Andréa Silva, da Record TV Minas

Bombeiros capturaram a gata como se fosse um filhote de onça
Bombeiros capturaram a gata como se fosse um filhote de onça Bombeiros capturaram a gata como se fosse um filhote de onça

Um morador do bairro Vila da Serra, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, está à procura de sua gata da raça bengal — espécie doméstica com pelagem semelhante à de uma pequena onça —, que foi solta pelo Corpo de Bombeiros em uma área de reserva ambiental, no Mirante do Mangabeiras, na região centro-sul da capital mineira.

A confusão começou depois que o porteiro do prédio em que mora o tutor da gata Marcinha confundiu o felino com uma onça selvagem de pequeno porte. Filhotes de gato bengal custam em média R$ 7.000.

Os bombeiros apreenderam a gata, que estava nas dependências do prédio, usando uma rede de caça e, após a captura, soltaram-na na mata.

Animal fugiu do apartamento do tutor, em Nova Lima
Animal fugiu do apartamento do tutor, em Nova Lima Animal fugiu do apartamento do tutor, em Nova Lima

"Eu acordei por volta de 7h e, quando fui olhar o celular, vi no grupo do condomínio um pedido para que ninguém fosse ao elevador. Eles falavam que tinha uma onça na escadaria", conta o empresário Rodrigo Calil, tutor da gata. Ao ver uma das fotos, ele percebeu que não se tratava de uma onça, mas da sua gata, de apenas 7 meses.

Publicidade

"Eu levantei da cama de uma vez e fui olhar pela casa para ver se o encontrava. Aí eu avisei no grupo que não era uma onça e, sim, o meu gato, da raça Bengala", explica.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que, ao chegar no local, os agentes descobriram se tratar de um gato, aparentemente um gato-do-mato. A decisão de soltá-lo foi tomada após não identificar o tutor.

Publicidade

"Por não se tratar de onça, os militares buscaram informações com os vigilantes do condomínio, se haviam recebido alguma denúncia de animal perdido. Eles relataram que o referido animal não era de nenhum morador do local", explicou.

"Após capturado em segurança e ileso, uma vez que não apresentava ferimentos e estava aparentemente saudável,e por apresentar características de animal doméstico foi solto em local mais afastado fora do condomínio em uma área de mata, conforme o protocolo padrão", completou em nota.

Publicidade

Buscas

O dono, desesperado, entrou na mata para tentar localizar sua felina de estimação. O homem pegou outro de seus gatos, colocou-os em uma caixa e, com os miados, espera atrair sua gata de volta.

O tutor da gata gravou um vídeo em que critica a ação dos bombeiros, que soltaram um "suposto" animal selvagem encontrado em uma área residencial. "Eles me ajudaram um tempo. Depois, foram embora", contou o tutor da gata, que registrou queixa na corregedoria do Corpo de Bombeiros.

Assim que tomou conhecimento, a Prefeitura de Belo Horizonte enviou um veterinário para auxiliar na busca e captura da gata.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.