Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Buscas continuam em Capitólio; veja o que se sabe sobre a tragédia

Parte da estrutura rochosa de um cânion se desprendeu no sábado (8), atingindo lanchas que estavam no local; 7 pessoas morreram

Minas Gerais|Do R7

No dia seguinte ao desabamento de uma rocha na região dos cânions de Capitólio (MG), a 293 km de Belo Horizonte, algumas perguntas ainda precisam ser respondidas. Do que causou o acidente que matou sete pessoas e deixou pelo menos outras 30 feridas às condições e permissões para o passeio são questões a serem levantadas neste domingo (9). O Corpo de Bombeiros ainda trabalha nas buscas por três desaparecidos.

Momento da queda
Momento da queda Momento da queda

A corporação informou que 27 banhistas foram atendidos e liberados, sendo que 23 receberam os atendimentos na Santa Casa de Capitólio e outros quatro na Santa Casa de São José da Barra.

Além disso, duas pessoas foram encaminhadas com fraturas expostas para um hospital em Pium-í e quatro vítimas estão em estado estável na Santa Casa de Passos. A rocha que caiu atingiu pelo menos quatro lanchas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, todos os óbitos confirmados e as vítimas que seguem desaparecidas são de pessoas que estavam na lancha denominada “Jesus”. 

Publicidade

O que causou o desmoronamento?

Apesar de não haver uma confirmação oficial sobre o que pode ter causado o rompimento de parte da rocha, a Defesa Civil de Minas Gerais emitiu um alerta às 10h22 do sábado sobre a possibilidade de ocorrência de uma cabeça d'água em Capitólio devido às chuvas intensas que atingem a região; o acidente ocorreu por volta das 11h.

Em nota, a Marinha do Brasil informou que vai abrir um inquérito para investigar as causas do rompimento da estrutura. 

Publicidade

Riscos do passeio

Em entrevista ao Cidade Alerta, o tenente Pedro Aihara do Corpo de Bombeiros afirmou que tombamentos de partes rochosas como o que ocorreu em Capitólio são raros.

“O cânion é um área formada por rochas sedimentares que são muito mais suscetíveis a essa atuação da água e dos ventos. Nesse local já existia uma falha natural pré-existente e, provavelmente, pelas fortes chuvas que acontecem na região houve uma saturação do solo com a água e uma perda de resistência (...) geralmente, nessa situação, ocorrem desprendimentos de pequenos blocos de terra que não oferecem esse tipo de risco”.

Publicidade

O Corpo de Bombeiros disse que cabe à Marinha, que controla a área, informar sobre as autorizações para o passeio turístico. Em uma segunda nota, divulgada no fim da noite, a Marinha confirmou que os aspectos relacionados à segurança também serão investigados.

"O inquérito aberto para apurar as circunstâncias do acidente/fato ocorrido analisará os aspectos sobre a segurança da navegação, a habilitação dos condutores envolvidos, o ordenamento aquaviário. A Prefeitura de Capitólio tem regulamentado, por meio do Decreto no 32, de 27 de fevereiro de 2019, o ordenamento do espaço aquaviário sob sua jurisdição. Nesse sentido, a Marinha comunica que toda a área de interesse encontra-se interditada, para as devidas verificações", diz a nota.

Como será o trabalho de buscas?

Cerca de 40 bombeiros participaram do primeiro dia de buscas pelos desaparecidos. O trabalho dos mergulhadores foi suspenso durante a madrugada devido às condições de visibilidade e segurança, mas foi retomado no início da manhã. As embarcações seguiram nas buscas noturnas pelos desaparecidos. 

Aihara ainda acrescentou que é possível que algumas vítimas estejam ocultadas pela rocha que se desprendeu, o que pode dificultar o trabalho da equipe. 

“Infelizmente o número de óbitos provavelmente vai aumentar. Como houve um impacto muito grande de uma rocha pesada, em velocidade considerável, já localizamos alguns fragmentos corpóreos, mas só é possível fazer a contabilização do número total de vítimas depois que os trabalhos periciais forem concluídos”, disse.

Em nota, a Marinha informou que deslocou equipes de busca e salvamento para o local. Segundo o órgão das Forças Armadas, equipes foram "prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local".

Turistas alertaram sobre queda da rocha

Em um vídeo divulgado por testemunhas é possível ver outros turistas alertando as pessoas que estavam mais próximas ao cânion sobre a rocha que começava a se desprender.

"Aquele pedaço vai cair”, disse uma mulher. “Sai daí", alertou um homem. Em seguida, a rocha se desprende e é possível ouvir os gritos de quem assistia à queda.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.