Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Câmara de BH vai ter comissão para discutir direitos das mulheres

Comissão Permanente das Mulheres deve começar a funcionar em 10 dias; vereadoras ocupam somente 10% das cadeiras na capital mineira

Minas Gerais|Clara Mariz, do R7*.

Câmara de BH tem apenas quatro vereadoras de 41 cadeiras
Câmara de BH tem apenas quatro vereadoras de 41 cadeiras Câmara de BH tem apenas quatro vereadoras de 41 cadeiras

Com apenas 10% de suas cadeiras ocupadas por vereadoras, a Câmara de Belo Horizonte vai ter uma oportunidade de ampliar o debate sobre os direitos das mulheres na Casa. 

Foi aprovado nesta segunda-feira um projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora que cria a Comissão Permanente de Mulheres.

O colegiado foi criado para estimular e ampliar a representação feminina na política e promover a defesa dos direitos das mulheres por meio de políticas públicas. Na pauta, estarão projetos sobre o combate à discriminação, política de saúde da mulher, políticas públicas sociais e econômicas que visem a autonomia feminina e de combate à violência e feminicídio.

Farão parte do comitê as vereadoras Bella Gonçalves (PSOL), Cida Falabella (PSOL) e Marilda Portela (PRB). Nely Aquino (PRTB) não pode integrar a comissão já que é a presidente da Casa. Outros dois nomes serão escolhidos para a composição do colegiado, que terá cinco cadeiras. A Câmara de Belo Horizonte tem, ao todo, 41 parlamentares, dos quais apenas quatro são mulheres. 

Publicidade

Comissão

A implantação da comissão deverá acontecer nos próximos dez dias. Para a presidente da Casa, Nely Aquino (PRTB), a criação da Comissão é um importante passo para a mulher belorizontina. 

Publicidade

— Por ser uma comissão permanente ela irá abrir um espaço de diálogo, de discussão, onde a mulher estará em evidência. O tema mulher é de extrema importância, ainda mais em uma época em que as nossas vidas estão sendo tão banalizadas, onde o feminicídio está sendo tratado com tanta naturalidade.

As vereadoras Bella Gonçalves e Cida Falabella em suas contas no Twitter, comemoraram a conquista. De acordo com Bella, não é possível fazer políticas para as mulheres sem representatividade feminina no governo.

Publicidade

— A discussão sobre a criação da Comissão de Mulheres na CMBH vem para o plenário em um momento que a América Latina vive uma ascensão das lutas feministas. É necessário que as mulheres estejam no centro das políticas públicas.

* Estagiária do R7 sob supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.