Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Candidato único à presidência da ALMG não garante boa relação de Zema com Legislativo, avalia especialista

Analista político também considera que movimento sinaliza disposição do governador em buscar "trégua" com a Casa

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7, com Record TV Minas

Analista político Carlos Barbosa comenta sobre bastidores dos Poderes em MG
Analista político Carlos Barbosa comenta sobre bastidores dos Poderes em MG Analista político Carlos Barbosa comenta sobre bastidores dos Poderes em MG

Às vésperas da eleição da nova mesa diretora da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), o analista político Carlos Barbosa avalia que a candidatura única desenhada para presidência da Casa não é selo garantidor de uma boa relação do governador Romeu Zema (Novo) com o Legislativo.

"Estamos falando da candidatura do Tadeuzinho [Tadeu Martins Leite (MDB)] que o Governo Zema entrou como fortalecedor, mas ele já tinha capital político necessário para ser eleito. Tadeu não dependeria do governo. Ele já é um lançamento do Agostinho [Patrus], que sempre fez oposição ao Governo Zema", ponderou.

As declarações do especialista, que também é advogado, professor e especialista em política e gestão foram feitas durante o quadro MGR Na Política, que estreou no MG Record, na noite desta quinta-feira (26).

Apesar de destacar que "não é certo entender que a vida do governador vai ser tranquila ao longo dos próximos anos", o analista Carlos Barbosa ponderou que Zema sinalizou um desejo de "paz" ao apoiar o nome de Tadeu Martins à terceira cadeira mais importante do estado.

Publicidade

"Não podemos esquecer que a política significa junção de interesses e deve ser trabalhada de maneira dialógica. Eu sempre falo que política não é jogo de futebol. É muito mais que isso. Não é uma oposição ou embate. Claro que existem ideias e elas precisam ser trabalhadas", concluiu.

A eleição da mesa diretora e do novo presidente da ALMG vai ocorrer na próxima quarta-feira (1º), logo após a posso dos deputados estaduais eleitos nas Eleições de 2022.

Publicidade

Conforme mostrou o R7 nesta semana, Zema desistiu de ter candidato da base aliada na disputa pela presidência. "A eleição da Mesa é um tema interno da Assembleia, mas tenho certeza de que a unificação dos deputados ao redor de uma candidatura única seria o melhor para os mineiros", declarou.

Interlocutores apontam que a a base governista sai mais fortalecida do que na atual legislatura, já que Antônio Carlos Arantes (PL) ficará com a 1ª Secretaria. Já a vice-presidência deve ficar com a deputada estadual Leninha (PT). A 2ª Secretaria ainda será definida.

Publicidade

Durante sua participação no MGR na Política, o analista Carlos Barbosa também comentou sobre o encontro de Zema com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, e sobre os bastidores dos Poderes em Minas Gerais.

Assista à íntegra do MGR na Política:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.