Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Catadores de lixo reciclável de BH lucram em dobro com a Copa 

Torcedores produzem cerca de 10 toneladas de resíduo em dias de jogos no estádio

Minas Gerais|Do R7 com Record Minas

10 toneladas de resíduos são produzidos no lado de fora do Mineirão
10 toneladas de resíduos são produzidos no lado de fora do Mineirão 10 toneladas de resíduos são produzidos no lado de fora do Mineirão

Os catadores de materiais recicláveis de Belo Horizonte estão satisfeitos com a realização Copa do Mundo. Com os eventos da capital mineira, a remuneração deles praticamente dobrou.

A catadora Elis Regina Silvério está feliz com a oportunidade de ganhar mais nesta época.

— Eu encaro como um material de trabalho, como meu ganha-pão. Eu fico muito feliz porque algum retorno vai vir pra mim. Muito bom!

A cada jogo no Mineirão, os torcedores produzem cerca de 10 toneladas de resíduos comuns do lado de fora do estádio. Outras cinco toneladas são produzidas no Fifa Fan Fest, no Expominas.

Publicidade

Segundo a presidente da Redesol (Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais), Ivoneide da Silva Souza, na Copa das Confederações, os catadores lucraram 60% a mais da remuneração normal deles e nesta época a expectativa é ainda maior.

— A retirada é em média R$1.100 e a gente acredita que vai ultrapassar os 100%.

Publicidade

Leia mais notícias no R7 MG

Os trabalhadores de várias regiões de Belo Horizonte e região metropolitana se uniram e ganharam uma licitação da prefeitura. Ao todo são 94 catadores trabalhando nos locais dos eventos e na cooperativa, local de triagem dos resíduos. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.