Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cemitérios de BH recebem visita guiada e apresentações de teatro

História do Cemitério do Bonfim, o mais antigo da cidade, será abordada em passeio com guias

Minas Gerais|Do R7

Visitas gratuitas abordam história e arquitetura; cemitério do Bonfim
Visitas gratuitas abordam história e arquitetura; cemitério do Bonfim Visitas gratuitas abordam história e arquitetura; cemitério do Bonfim

Na última semana se agosto, os cemitérios de Belo Horizonte não serão espaços apenas para despedidas de pessoas queridas. Para apresentar os aspectos históricos e arquitetônicos das necrópoles, projetos de visita guiada e teatro querem levar o público para os cemitérios - em situações bem menos desgastantes.

Leia mais notícias no R7 MG

Apresentar o Cemitério do Bonfim como um museu a céu aberto, explorando aspectos históricos, artísticos e arquitetônicos é a proposta do projeto de visita guiada, que será realizada no dia 31 deste mês. Já o Cemitério da Saudade, vira palco de peças de teatro aos sábados até o fim de setembro.

O grupo Teatro Público apresenta no Cemitério da Saudade o espetáculo de mesmo nome. No enredo, o corpo do falecido Zenóbio de Andrade Reis Boaventura desaparece misteriosamente nas imediações do Cemitério da Saudade quando chegava para o seu velório. Após uma busca incansável e sem sucesso pelo paradeiro do corpo, a família faz a promessa de peregrinar em luto pelos arredores do cemitério até que o corpo apareça para ser definitivamente sepultado. As apresentações, gratuitas, acontecem todos os sábados até o dia 27 de setembro, sempre às 16h30.

Publicidade

O passeio pelo Cemitério do Bonfim, que ocorre uma vez por mês, aborda a história do local relacionando-a com a de Belo Horizonte, a partir da apresentação dos túmulos de personalidades, das obras de arte e por meio de casos curiosos. O cemitério foi inaugurado em 1897, antes mesmo da fundação da cidade, com arquitetura inspirada no Cemitério Père Lachaise, de Paris.

A iniciativa é uma parceria entre a Fundação de Parques Municipais em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico. As visitas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail agendaparques@pbg.gov.br ou pelo telefone (31) 3277-5398. As turmas são de até 40 participantes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.