Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cidades de MG fazem campanha para evitar recusa de vacinação

Municípios da Grande BH registram casos de pessoas que escolhem imunizantes por medo de reações ou por influência de fake news

Minas Gerais|Camila Cambraia, da Record TV Minas

Cidades da região metropolitana de Belo Horizonte têm registrado casos de moradores que recusam a vacina da Astrazeneca contra a covid-19. O principal motivo é o medo dos efeitos colaterais causados pela imunização.

O imunizante desenvolvido pela Oxford pode causar reações, assim como outras vacinas. As principais são: hematomas, indisposição, cansaço, febre alta, dor de cabeça, dor nas articulações e enjoos. Além disso, a pessoa imunizada pode apresentar sintomas semelhantes aos de um resfriado.

A insegurança sobre os efeitos colaterais e as notícias falsas divulgadas nas redes sociais tem levado pessoas a tentar escolher o imunizante ou até mesmo recusar certas vacinas. Alguns municípios da Grande BH tiveram que adotar estratégias para evitar que a resistência à vacina prejudique o andamento da campanha.

MG: todas as cidades vão receber vacina contra covid de dose única

Publicidade

Em Caeté, a prefeitura decidiu investir em campanhas para esclarecer alguns pontos e desmistificar as fake news divulgadas sobre a vacinação. Pedro Leopoldo também enfrenta problemas com a Astrazeneca, segundo o coordenador da imunização no município, Daniel Lucas.

— Estamos preocupados principalmente com a fake news. Estamos elaborando um material para conscientizar a população a não escolher a vacina. Todas são seguras.

Publicidade
Reações à vacina contra a covid são normais
Reações à vacina contra a covid são normais Reações à vacina contra a covid são normais (Reprodução / Pixabay)

O entregador Guilherme Silva Sales, morador de Mário Campos, na região metropolitana, confessa que pensou bastante antes de procurar o posto de saúde. Segundo ele, o medo dos efeitos colaterais da vacinação era muito grande. Apesar disso, Sales afirma não ter sentido quase nada após receber a dose da Astrazeneca.

— Foi um leve desconforto no braço, coisa de três horas. O custo benefício é muito maior, vale a pena demais ser imunizado.

Publicidade

“Reações são comuns”

De acordo com o clínico geral Diogo Umann, praticamente toda vacina produz algum efeito colateral. Ele esclarece que a população não deve ter medo de se imunizar de forma alguma, já que a vacina é o método mais eficaz de combater a covid-19.

— Realmente, toda vacina tem um vírus atenuado e isso vai gerar um efeito colateral leve. Mesmo assim, a vacina é muito importante para termos força e imunidade frente ao vírus.

A Astrazeneca só é contraindicada para grávidas, devido ao caso de uma gestante que morreu no Rio de Janeiro pouco tempo após ser imunizada. Em Minas Gerais, este grupo prioritário está recebendo doses da Pfizer e Coronavac.

Minas Gerais já recebeu, até o momento, 11.528.304 unidades de vacinas contra a covid-19, tendo repassado 10.808.592 para as cidades. Dos quase 22 milhões de mineiros, 30,5% receberam uma dose e 12,4% estão totalmente imunizados.

Confira o avanço da vacinação pelo Brasil:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.