Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Curso de antenista incentiva participação feminina no ramo

Elas são treinadas para preparar a migração do sinal analógico para o digital

Minas Gerais|Do R7 com RecordTV Minas

Para Paulah, iniciativa incentiva valorização da mulher
Para Paulah, iniciativa incentiva valorização da mulher Para Paulah, iniciativa incentiva valorização da mulher

Um curso de antenista pretende formar 600 técnicos para ajudar a população na mudança do sinal analógico para o digital em Minas Gerais. Um dos focos da instituição também é incentivar a atuação de mulheres no ramo. De olho no mercado, elas já são maioria em uma das turmas.

No próximo dia oito de novembro, Belo Horizonte e outras 38 cidades mineiras terão o sinal analógico desligado. Depois disso, só quem fez as adaptações necessárias conseguirão assistir televisão. Vendo uma oportunidade de trabalho, a Paulah Santos foi uma das interessadas em se profissionalizar na área.

— Eu acho que nós mulheres temos que saber se valorizar mais, cada dia mais e buscar áreas que as mulheres, historicamente, não são valorizadas.

Cineasta vai falar sobre sinal digital em palestras
Cineasta vai falar sobre sinal digital em palestras Cineasta vai falar sobre sinal digital em palestras

A cineasta Caren Abreu pretende aplicar o aprendizado sobre o sinal digital dentro da própria profissão e desenvolver oficinais sobre produção audiovisual ligadas ao assunto.

Publicidade

— A gente quer entender e ensinar para os nossos alunos como é a mudança do analógico para o digital; entender como se faz essa instalação para que as pessoas compreendam a diferença entre a produção analógica e a digital.

Uma das propostas da TV digital é melhorar a qualidade de imagem e som recebidos nas televisões, de modo que a programação chegue sem chuviscos e os chamados “fantasmas”. De acordo com Carlos Paulino, coordenador da ONG Seja Digital, os televisores fabricados a partir de 2010 já saem de fábrica com conversor embutido. Assim, para receber o novo sinal, é necessária apenas a instalação de uma antena UHF. Já para os televisores de tudo e mais antigos, é preciso instalar um conversor digital externo e a antena indicada.

Publicidade

Leia mais notícias no Portal R7

Famílias cadastradas em programas sociais dos governos têm direito a um kit grátis com conversor e antena. Para solicitar o benefício, basta ligar no número 147 e solicitar a retirada dos equipamentos. Em caso de dúvidas, a RecordTV Minas preparou um site especial esclarecer todos os pontos sobre o sinal digital. Para conferir, clique aqui.

Veja mais:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.