Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DER descarta supostas rachaduras em viaduto na avenida Cristiano Machado

Perito aponta que imagem mostra junta de dilatação prevista para estrutura

Minas Gerais|Do R7

Motorista filmou suposta rachadura, mas especialistas afirmam que é apenas a junta de dilatação da estrutura
Motorista filmou suposta rachadura, mas especialistas afirmam que é apenas a junta de dilatação da estrutura Motorista filmou suposta rachadura, mas especialistas afirmam que é apenas a junta de dilatação da estrutura

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) desmentiu nesta segunda-feira (28) riscos à estrutura do viaduto Henriqueta Lisboa, na avenida Cristiano Machado, no bairro Ipiranga, na região nordeste de Belo Horizonte. Supostas rachaduras denunciadas em imagens em redes sociais seriam, segundo o órgão, apenas a junta de dilatação do pilar prevista no projeto - são justamente estas juntas que evitam danos à estrutura.

Leia mais notícias no R7 Minas

O comunicado do órgão aponta que "as supostas rachaduras divulgadas por meio de vídeo em redes sociais no viaduto Henriqueta Lisboa (...) na verdade se trata de uma junta de dilatação sobre o pilar e foi prevista no projeto de construção. Portanto, não há possibilidade dela ser causadora de um possível abalo na estrutura ou motivadora de queda do viaduto".

O vice-presidente do Ibape/MG (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), Clemenceau Chiabi Saliba, postou na internet uma série de imagens para explicar a movimentação normal do viaduto por causa da junta de dilatação. Ele aponta que o que parece ser uma rachadura, na verdade, sempre existiu naquele trecho por causa da própria junta.

Diz a mensagem: "Um video com suposta trinca em viaduto na Av. Cristiano Machado está se alastrando no FB e tem apavorado muitos, já com quase 3.000 compartilhamentos. Nada de pânico! Essas supostas "trincas" são apenas a junta de dilatação do viaduto, que todas as pontes e viadutos tem (sic). As imagens de cima do tabuleiro esclarecem completamente a situação".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.