Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

“É uma TV de tubo que virou de plasma”, brinca mineiro ao instalar conversor digital

BH e outras 38 cidades de Minas Gerais se preparam para o desligamento do sinal analógico

Minas Gerais|Do R7 com RecordTV Minas

Técnico de enfermagem já usou cano de serpentina como antena improvisada
Técnico de enfermagem já usou cano de serpentina como antena improvisada Técnico de enfermagem já usou cano de serpentina como antena improvisada

A TV digital já está disponível para grande parte das cidades mineiras e algumas delas já se preparam para o desligamento do sinal analógico. Para não ficar sem assistir televisão, moradores do Estado têm se adiantado e feito as adaptações necessárias. A equipe da RecordTV Minas acompanhou a instalação do conversor digital na casa de um belo-horizontino e gravou a reação dele ao ver, pela primeira vez, a TV sem chuviscos.

Assita à programação da RecordTV, ao vivo, pelo R7

O técnico de enfermagem Ivanir Alves da Silva, que mora no bairro Nova Cintra, na região oeste de BH, conta que é fã dos telejornais da RecordTV. Segundo ele, nas horas vagas, além de tocar violão, ele gosta de assistir televisão. Porém, um problema o perseguia a anos: os chuviscos na TV, que é de tubo. Tentando melhorar a imagem, Silva já comprou cabos novos e até usou um pedaço de canos de serpentina como antena, mas nada foi suficiente.

— Quando você melhorava um canal, piorava outro.

Publicidade

Ao perceber que nenhuma das estratégias adiantaram, Silva tomou uma decisão que, segundo ele mesmo, já deveria ter sido tomada a mais tempo: colocar o sinal digital na TV. Para isso, o técnico de enfermagem chamou uma empresa especializada em antenas para fazer as adaptações necessárias na casa dele. O técnico de TV instalou uma antena UHF no local e um conversor digital que foi ligado na televisão de Silva. No total, o kit custou R$ 250,00.

— Eu prefiro continuar com a minha [TV] velhinha. Ela possui recursos legais e ainda não posso investir em outra agora.

Publicidade

O trabalho foi feito rapidamente e sem transtornos. Em poucos minutos, Silva já estava com o controle remoto na mão para testar a nova antena. Para a surpresa dele, ao ligar a televisão, ele já encontrou canais em alta definição disponíveis para ele.

— Ficou ótimo! É uma televisão de tubo que virou televisão de plasma.

Publicidade

A transição para o sinal digital, além de levar conteúdos com som e imagens de qualidade e gratuitos à população, também está ajudando aquecer o mercado. Walter Mariano de Azevedo, o técnico em TV responsável por fazer o trabalho na casa de Silva, ressaltou que as vendas na loja dele aumentaram com a chegada do sinal digital.

— Estamos com uma linha de técnicos muito boa para fazer a instalação e atendimento à população.

Em regiões com boa recepção de sinal, uma antena UHF interna é suficiente para receber o sinal digital. Para as televisões fabricadas depois de 2012, não é preciso adquirir um aparelho de conversão digital. Nestes casos, os moradores devem apenas instalar a antena mais adequada. Em caso de dúvida, o recomendado é acionar o técnico tanto para os serviços externos, quanto internos, como a instalação do equipamento. Para mais informações sobre a recepção do sinal digital, clique aqui e acesse o site da RecordTV.

Veja mais:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.