Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Eleições 2022: seis partidos devem ter candidados ao Governo de MG

Pesquisa destaca na liderança o atual governador Romeu Zema (Novo), seguido do ex-prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD)

Minas Gerais|Do R7

Eleições acontecem em outubro
Eleições acontecem em outubro Eleições acontecem em outubro

Ao todo, seis partidos pretendem indicar candidatos para participar da corrida eleitoral ao Governo de Minas Gerais em 2022. Já foram anunciados como pré-candidatos o atual governador, Romeu Zema (Novo); o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD); o senador Carlos Viana (PL); Renata Regina (PCB), Miguel Corrêa (PDT) e Lorene Figueiredo (PSOL).

Romeu Zema, do partido Novo, é natural de Araxá, no Triângulo Mineiro, e formado em administração. O atual governador iniciou a vida política em 2018, quando venceu as eleições. De acordo com a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada no dia 15 de abril, Zema lidera as intenções de voto, com 40%.

Alexandre Kalil, do PSD, concorre ao governo do estado pela primeira vez. É natural de Belo Horizonte e foi presidente do Atlético Mineiro antes de ingressar na política. Kalil foi prefeito da capital até o fim de março, venceu a disputa pela prefeitura de BH em 2016 e foi reeleito, em primeiro turno, em 2020. O ex-prefeito é o segundo melhor colocado nas pesquisas realizadas com eleitores, com 23% de intenções de voto.

Carlos Viana é formado em jornalismo. Atualmente é senador por Minas Gerais. O político é natural de Braúnas, no Vale do Rio Doce. Em dezembro do ano passado, se filiou ao MDB mas, na última semana, migrou para o PL e oficializou sua candidatura ao governo do estado.

Publicidade

Renata Regina, do PCB, é natural de Belo Horizonte e atual secretária política do partido. É fotógrafa e doula, com atuação em movimentos feministas. Em 2018, concorreu ao cargo de deputada federal, mas não foi eleita.

Miguel Corrêa, que era filiado do PT, vai concorrer pelo PDT. Formado em história e administração, foi deputado estadual por três vezes. Em 2015, se licenciou para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. Em 2018, foi candidato ao senado, mas não foi eleito.

Lorene Figueiredo é o nome escolhido pelo PSOL. Nascida no Rio de Janeiro, é doutora em políticas públicas e atua como professora. Em 2020, foi candidata à prefeitura de Juiz de Fora.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.