Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em greve, servidores da PBH organizam passeata pelas ruas da capital

Eles saíram do Hospital Odilon Behrens e caminharam até a porta da instituição

Minas Gerais|Do R7

Concentração começou às 9h e passeata seguiu até o centro
Concentração começou às 9h e passeata seguiu até o centro Concentração começou às 9h e passeata seguiu até o centro

Servidores municipais em greve organizaram um novo protesto na manhã desta quarta-feira (27), em Belo Horizonte. Os funcionários da prefeitura se reuniram na frente do Hospital Odilon Behrens, no bairro Lagoinha, na região noroeste da cidade e seguiram em passeata até a av. Afonso Pena, no centro, onde se contraram em frente à sede da PBH.

O ato faz parte da agenda de manifestações da paralisação, que teve início na última segunda-feira (26). Os servidores reivindicam reajuste salarial de 25%. para funcionários ativos e aposentados retroativo desde 1º de janeiro de 2015.

Conforme o Sindibel (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte), a pauta inclui ainda aumento do vale-refeição para R$ 30, marcação do dia 1º de maio como data referência para o aumento dos vencimentos e reconhecimento dos cursos de educação a distância e tecnólogos para progressão na carreira.

Leia mais notícias no R7 MG

Publicidade

Por meio de nota, a PBH informou que está "incapacitada de realizar a recomposição salarial neste instante" por falta de receita disponível. O comunicado afirma que a a redução dos recursos se deve à crise financeira nacional. Segundo a prefeitura, foi registrado um decréscimo nominal na receita total de 0,1% com relação ao primeiro quadrimestre do ano passado. Se somada à inflação no período, essa queda chega a aproximadamente 8,3%.

A prefeitura ressaltou que voltará a discutir o reajuste salarial quando as reivindicações não significarem forte impacto financeiro. Por fim, a nota reforça que " a PBH, a exemplo dos seus cidadãos, somente poderá gastar mais se arrecadar mais, a fim de que possa cumprir de modo efetivo e sem atrasos as responsabilidades que tem com seus servidores e com esta capital".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.