Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em última sessão, CPI de Brumadinho ouve vítimas da Vale

Mesmo sem perder parentes ou propriedades, vítimas indiretas alegam descaso e lamentam perda de acesso a água, pesca e turismo

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) criada pela Câmara dos Deputados para investigar o rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro deste ano, deve entregar seu relatório final no mês que vem.

Os parlamentares que integram o colegiado realizaram a última sessão da comissão nesta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. 

Vítimas do rompimento da barragem da Vale e representantes de associações de atingidos de vários municípios, como Brumadinho, Nova Lima, Congonhas, Ouro Preto, Itabira, Itabirito, Juatuba, Barão de Cocais, Curvelo, Felixlândia, dentre outros, foram ouvidos pelos deputados e apresentaram novas denúncias. Os depoimentos ajudarão a CPI na elaboração do relatório final. 

As vítimas indiretas do rompimento da barragem, que deixou 270 mortos, reclamam do acesso a mecanismos de reparação, como indenizações e mesmo reconhecimento por parte das autoridades de que teriam sido afetados pela tragédia.

Publicidade

Embora não tenham perdido parentes ou mesmo propriedades, muitas dessas pessoas perderam seu modo de vida, como a pesca ou o turismo e até mesmo o acesso a água potável.

O relator da CPI, deputado Rogério Correia garantiu que irá "recomendar ao Ministério Público que responsabilize a Vale pelos atingidos indiretamente, como os que perderam animais”, disse.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.