Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falta de profissionais: Apenas sete pediatras atendem nas nove UPAS de BH durante este sábado

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, as escalas de pediatria estão desfalcadas e houve aumento de demanda

Minas Gerais|Bruno Menezes, da Record TV Minas

Usuários relatam demora no atendimento da UPA Barreiro
Usuários relatam demora no atendimento da UPA Barreiro Usuários relatam demora no atendimento da UPA Barreiro

Devido a um desfalque na escala de pediatras que trabalham em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Belo Horizonte, duas das nove unidades médicas da capital estão sem atendimento pediátrico neste sábado (4).

A informação foi confirmada por meio de nota pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). O executivo municipal afirmou que o problema se dá devido à dificuldade de encontrar profissionais para cobrir os plantões do fim de semana.

"As UPAs estão apresentando uma procura maior por atendimento pediátrico, principalmente para questões respiratórias, devido à sazonalidade desta época do ano, que apresenta temperaturas mais baixas.Para o atendimento das UPAs, onde não foi possível completar a escala de pediatria, a orientação é que os médicos clínicos façam os atendimentos. Já os casos mais leves, os pais são encaminhados para outras unidades de pronto-atendimento mais próximas com pediatria", informou a SMSA (Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte). 

No texto, a pasta afirmou que está tomanda as medidas necessárias para tentar sanar o problema de falta de pediatras. "Foi homologado no final de abril o concurso público da área da saúde. No fim de maio, 35 médicos tomaram posse. Devido à maior demanda, foram priorizados pediatras".

Publicidade

Como mais uma estratégia para cobrir os plantões da pediatria nas UPAs, a SMSA autorizou o pagamento de horas extras para médicos que não tenham disponibilidade para a realização de plantões extras de 12 horas, mas podem contribuir com plantões de 6 horas.

Horas de espera

Publicidade

Usuários das UPAs Nordeste, no bairro São Paulo, e Barreiro, no bairro Diamante, enviaram diversas reclamações sobre a demora no atendimento para o jornalismo do R7 Minas e da Record TV Minas. Na primeira, a principal reclamação era por conta da demora no atendimento a pacientes adultos. Já no Barreiro, pais relataram que o atendimento pediátrico estava deficiente, o que resulta em horas de espera. 

"Tem crianças de na unidade desde às 8h. Pediatria não chama ninguém. Muitas pessoas estão inclusive indo embora. Eu vim buscar atendimento para o meu filho de dois anos, mas acabei desistindo por conta da demora. Funcionários disseram que amanhã não haverá pediatra na pediatra na UPA, o que deve piorar a situação. Sobre hoje, eles disseram que não estavam chamando porque estavam recebendo transferências de outras UPAs. Tem gente vindo de Venda Nova, por exemplo", disse o usuário da UPA Barreiro Filemon Oliveira, 35.

Publicidade

Leia a nota da PBH na íntegra

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que as UPAs estão apresentando uma procura maior por atendimento pediátrico, principalmente para questões respiratórias, devido à sazonalidade desta época do ano, que apresenta temperaturas mais baixas.

Na manhã deste sábado, algumas escalas de pediatria estão desfalcadas pela dificuldade de encontrar profissionais para cobrir os plantões do fim de semana. Nesta manhã, 7 pediatras prestam atendimento nas UPAs de Belo Horizonte.

Para o atendimento das UPAs, onde não foi possível completar a escala de pediatria, a orientação é que os médicos clínicos façam os atendimentos. Já os casos mais leves, os pais são encaminhados para outras unidades de pronto-atendimento mais próximas com pediatria.

A SMSA monitora a situação e está tomando as providências necessárias para garantir plena assistência à população e trabalha ininterruptamente para recompor as equipes. Foi homologado no final de abril o concurso público da área da saúde. No fim de maio, 35 médicos tomaram posse. Devido à maior demanda, foram priorizados pediatras.

Como mais uma estratégia para cobrir os plantões da pediatria nas UPAs, a SMSA autorizou o pagamento de horas extras para médicos que não tenham disponibilidade para a realização de plantões extras de 12 horas, mas podem contribuir com plantões de 6 horas.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde mantém ativo um banco de currículos para contratação imediata de médicos. Os interessados devem acessar o site da Prefeitura de Belo Horizonte para realização do cadastro - BANCO DE CURRÍCULOS | Prefeitura de Belo Horizonte

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.