Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Famílias fecham Raja Gabaglia em protesto contra fechamento de creche e complicam trânsito

Prefeitura alega que creche não cumpriu exigências, mas vai realocar crianças 

Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7

Moradores queimaram caixotes e sacos plásticos
Moradores queimaram caixotes e sacos plásticos Moradores queimaram caixotes e sacos plásticos

Um grupo de 50 pessoas fechou os dois sentidos da avenida Raja Gabaglia, no Luxembrugo, região oeste de Belo Horizonte, no fim da tarde desta segunda-feira (1º). O protesto é contra o fechamento da Creche Tia Socorro, que atendia crianças de dois a 12 anos. Pais levaram crianças para a manifestação. 

Leia mais notícas de Minas Gerais no Portal R7

As famílias fecharam a avenida com caixotes de madeira e atearam fogo para chamar atenção para o problema.

Segundo a BHTrans, a interdição ocorreu na esquina com a rua Gentios, que dá acesso ao Conjunto Santa Maria. As pistas foram liberadas por volta das 18h15.

Publicidade

A Prefeitura de Belo Horizonte afirmou, em nota, que tinha cedido o prédio para a administração da creche e ganhou a reintegração de posse do imóvel na Justiça, já que o contrato se encerrou e não foi renovado. Segundo a PBH, "a creche não estava cumprindo as exigências legais para manter convênio com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o Conselho Municipal de Educação indeferiu o pedido de renovação". Na sexta-feira (29), os pais foram informados da decisão e receberam orientações para a matrícula dos filhos, que passam a ser atendidos pela prefeitura.

As famílias temem, no entanto, que as crianças sejam colocadas em escolas mais distantes de casa e que não haja vaga para todos.

Os motoristas enfrentam trânsito lento na região. O congestionamento atinge toda a Raja, Contorno, Álvares Cabral e praça da Assembleia. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.