Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Força-tarefa ajuda a conter vazamento de piche na Pampulha

Duas barreiras provisórias de contenção foram instaladas para impedir que o material chegue até a Lagoa da Pampulha

Minas Gerais|Leandro Wagner e Kiuane Rodrigues, da Record TV Minas

Animais foram levados ao Parque Ecológico
Animais foram levados ao Parque Ecológico Animais foram levados ao Parque Ecológico

Uma força-tarefa foi montada na região da Pampulha, em Belo Horizonte, neste fim de semana, para impedir que o derramamento de piche chegue até a Lagoa da Pampulha. Quase 30 toneladas de material asfáltico, também conhecido como piche, atingiram o córrego Sarandi, que fica ao lado do Parque Ecológico José Lins do Rêgo, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (18). O material vazou depois de um acidente na Via Expressa de Contagem na última quarta-feira (16).

As Prefeituras de Contagem e de Belo Horizonte, além da Copasa e da Fundação Estadual do Meio Ambiente, já estão mobilizadas para conter os impactos do acidente ambiental. Duas barreiras provisórias de contenção foram instaladas no canal de acesso do córrego Sarandi como ação emergencial para evitar que o material alcance a Lagoa da Pampulha. Também foi criado um grupo para cuidados com a fauna e flora da região afetadas, os animais foram retirados e encaminhados ao Parque Ecológico, localizado na mesma região. Outras 10 barreiras de contenção também estão sendo instaladas para conter o material.

Waldir Vieira, subsecretário da Defesa Civil de Belo Horizonte, reforçou a importância de uma ação coordenada e multidisciplinar envolvendo técnicos ambientais, engenheiros químicos, agentes de proteção, defesa civil e a iniciativa privada. O subsecretário ainda esclareceu que “Todos os esforços estão sendo empreendidos pela administração pública em apoio à empresa para a remoção dos materiais contaminados”.

Na tarde deste sábado (19), a Transcon vai fechar parcialmente a Via Expressa, na altura do bairro Parque São João, em Contagem, na Grande BH, onde houve o acidente com a carreta que transportava o piche. Com o fechamento, a empresa responsável pelo material, a Ambipar, e técnicos ambientais da Prefeitura de Contagem vão fazer uma vistoria para averiguar se ainda há algum resíduo que possa causar danos ambientais e, em caso positivo, ele será recolhido. No fim do dia, será feita também uma nova reunião, com representantes da empresa responsável e das prefeituras de Contagem e Belo horizonte, para avaliar as ações realizadas ao longo do dia e definir as próximas estratégias. 

Em nota, a Copasa afirmou que o derramamento de piche não atingiu nenhum manacial de captação de água e não prejudicará a distribuição de água. A Secretaria Municipal de obras e infraestrutura segue monitorando a qualidade de água para verificar possíveis contaminações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.