Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Geólogo alerta para outras fraturas em rochas de Capitólio (MG)

Em entrevista à Live RecordTV Minas, o especialista afirma que em uma das estruturas a rocha já se deslocou e pode cair

Minas Gerais|Giovana Maldini*, do R7

Queda de estrutura rochosa matou dez pessoas
Queda de estrutura rochosa matou dez pessoas Queda de estrutura rochosa matou dez pessoas

Após uma estrutura de cânions desabar sobre lanchas em Capitólio, a 276 km de Belo Horizonte, o geólogo Adelbani Braz, professor aposentado da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), alerta para outras fraturas de rocha na cidade, que podem ocasionar novas quedas das estruturas. A informação foi dada em entrevista à Live RecordTV Minas nesta quinta-feira (13).

Braz mostrou que a situação da rocha é semelhante à da que desmoronou no último sábado (8) e matou dez pessoas. “ [A fratura] Está aberta. Isso significa que a rocha já se deslocou. Do lado direito também tem outra fratura aberta. É igual à que caiu, com a fratura já aberta e pronta para cair”, explica o geólogo. Para o especialista, a solução é acelerar a queda da rocha utilizando dinamite.

Situações como a que aconteceu em Capitólio podem ocorrer em várias regiões do país, segundo o especialista. Um local que tem formação geológica parecida com a da cidade mineira é a Serra do Cipó, em Santana do Riacho, a 96 km de Belo Horizonte.

“Na região de Capitólio são vários cânions, alguns com rochas mais instáveis e outros não, mas com fraturas verticais e horizontais que se somam e dão instabilidade ao terreno. Um exemplo parecido é a Serra do Cipó”, afirma Adelbani Braz.

Publicidade

Ainda de acordo com o geólogo, um somatório de eventos pode levar à queda dessas rochas. No caso da estrutura que caiu em Minas Gerais, as chuvas recentes, a cabeça-d’água, que é o aumento rápido do nível de um rio por causa das chuvas, e a variação do nível da barragem de Furnas podem ter contribuído para o acidente.

“Infelizmente houve a aceleração do deslocamento daquele bloco. Aquela lancha estava perto e não teve tempo suficiente para sair. Apesar de a estrutura ter caído aos poucos, não havia como avaliar que as pedras que começaram a cair iam resultar na queda daquela pedra grande”, diz o professor aposentado.

Publicidade

Adelbani Braz foi o convidado da Live Record TV Minas desta quinta (11). Ele ainda deu mais explicações sobre esse tipo de evento geológico que ocorreu em Capitólio e falou sobre como preveni-lo. A live vai ao ar às quintas-feiras, às 9h30, no canal da emissora no YouTube e no Facebook.

*Estagiária doR7, sob supervisão de Ana Gomes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.