Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo de MG determina que Vale limpe locais atingidos pelas chuvas

Empresa deve limpar imóveis e vias nas áreas impactadas pelos temporais dos últimas dias, próximas ao Rio Paraopeba

Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7

Nível do Rio Paraopeba aumentou com as chuvas
Nível do Rio Paraopeba aumentou com as chuvas Nível do Rio Paraopeba aumentou com as chuvas

O Governo de Minas Gerais determinou que a Vale faça a limpeza imediata de imóveis particulares e vias públicas nas áreas impactadas pelas chuvas dos últimas dias, próximas ao Rio Paraopeba.

A notificação foi publicada nesta terça-feira (18), por meio do Sisema (Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e da Feam (Fundação Estadual do Meio Ambiente).

Segundo o documento, a medida foi tomada após o aumento significativo no nível e vazão do rio, que causou alagamentos na região. Além da limpeza que deverá ser articulada com as prefeituras, a empresa terá que apresentar um plano de ação em cinco dias.

A notificação também determina que a Vale faça a destinação adequada de todo o material removido e apresente a delimitação da área de inundação até o reservatório da usina hidrelétrica de Retiro Baixo, referente ao período chuvoso 2020/2021.

Publicidade

Por meio de nota, a empresa informou que está acompanhando as áreas atingidas e que "presta apoio para as comunidades localizadas às margens do Paraopeba, entre Brumadinho e Pompéu, e avalia os eventuais efeitos causados pelos alagamentos que possuem relação com os impactados do rompimento da barragem B1 em 2019". A Vale disse ainda que, após identificados os impactos relativos ao rompimento, tomará as medidas necessárias. 

" gallery_id="61e1b2f8416eb9e4d3000719" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/minas-gerais/governo-de-mg-determina-que-vale-limpe-locais-atingidos-pelas-chuvas-19012022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.