Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo de MG é criticado por aglomeração em evento oficial

Evento para celebrar entrega de 10 leitos de UTI em Poço Fundo (MG) contou com a presença do governador Romeu Zema 

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Evento do Governo provocou aglomeração
Evento do Governo provocou aglomeração Evento do Governo provocou aglomeração

Deputados estaduais que compõem a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Fura-fila, que investiga o processo de vacinação de servidores do Executivo contra a covid-19, criticaram o Governo de Minas sobre a realização de um evento oficial que causou aglomeração em uma cidade no Sul de Minas. 

Fotos mostradas pelo relator da CPI, deputado Cássio Soares (PSD), mostram dezenas de pessoas presentes em um evento realizado pelo Governo de Minas no município de Poço Fundo, a 395 km de Belo Horizonte.

O evento foi realizado na última quarta-feira (2) e contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, além de deputados. O evento foi feito para marcar a inauguração de 10 leitos de UTI na cidade, que tem 16 mil habitantes. 

Imagens feitas por pessoas que estiveram no evento e que foram exibidas durante sessão da CPI nesta quarta-feira (9), mostram dezenas de pessoas aglomeradas no Hosptal Gimirim, onde os leitos foram disponibilizados. Houve, ainda, a realização de uma cerimônia em local aberto. As fotos oficiais, divulgadas pelo Governo de Minas mostram 13 pessoas em cima de um palco para registrar o descerramento de uma placa de inauguração. 

Publicidade
Zema participa de descerramento de placa em evento que gerou aglomeração em MG
Zema participa de descerramento de placa em evento que gerou aglomeração em MG Zema participa de descerramento de placa em evento que gerou aglomeração em MG

Penetras

Presente à sessão da CPI, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, reconheceu que a realização do evento não foi feita de forma ideal e que "algumas pessoas acabam aparecendo sem serem esperadas". 

Publicidade

De acordo com o chefe da pasta da saúde, a abertura dos leitos de UTI na cidade, que é pequena, gerou comoção entre autoridades e moradores. Segundo ele, as pessoas estavam de máscara. 

Nesta quarta-feira (9), Baccheretti afirmou que os municípios da região Sul de Minas, onde está localizada Poço Fundo, vivem o pior momento da pandemia, desde março do ano passado. 

Publicidade

O relator da CPI, Cássio Soares, afirmou que recebeu convite do Cerimonial do governador para comparecer ao evento, mas não foi ao local devido à situação da pandemia na região. Já o deputado Ulysses Gomes (PT), de oposição a Zema, compareceu ao evento. 

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Governo de Minas, que afirmou que o governador foi a Poço Fundo exclusivamente para inaugurar dez leitos de UTI para pacientes com covid-19 "e tratar da situação da pandemia na região, no intuito de aprimorar a assistência em saúde aos mineiros".

Apesar das imagens divulgadas, o Executivo afirmou que todas as agendas "vêm sendo realizadas com total observância às medidas de prevenção à propagação da Covid-19" e que todos os participantes, sejam autoridades ou imprensa "são devidamente orientados a usar máscara e manter o distanciamento necessário."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.