Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Greve total do metrô de BH entra no terceiro dia  

Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais aponta que 100 mil usuários são prejudicados diariamente com a paralisação

Minas Gerais|Do R7

Foliões também serão afetados pela greve durante o Carnaval
Foliões também serão afetados pela greve durante o Carnaval Foliões também serão afetados pela greve durante o Carnaval

Os metroviários mantêm a greve total da categoria nesta sexta-feira (17), mesmo com a determinação de escala mínima feita pela Justiça do Trabalho. A Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais (CBTU) informou que todas as 19 estações amanheceram fechadas. 

Uma nova assembleia do sindicato dos metroviários será realizada no próximo sábado (18) para definir os rumos da paralisação. A categoria reivindica estabilidade após a privatização do serviço, que foi leiloado em dezembro do ano passado. Para o sindicato, a proposta de um ano de estabilidade não é suficiente. 

A Justiça do Trabalho determinou que 70% dos trens devem circular e 100% dos agentes de segurança das estações devem trabalhar. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 100 mil. Durante os dias de Carnaval, de 17 a 22 de fevereiro, a penalidade diária será de R$ 150 mil.

A CBTU informou que já solicitou à Justiça o aumento da multa diária, uma vez que não cumpre a decisão de operar em escala mínima. 

Em nota, a CBTU apontou que cerca de 100 mil usuários por dia útil são prejudicados, além dos foliões do Carnaval. Plataformas de ônibus amanheceram lotadas na manhã desta sexta, uma vez que os usuários precisam encontrar outras formas de se locomover.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.