Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Homem morre após teste físico de concurso da Guarda Municipal de BH

Pedro Avelar caiu na pista durante uma prova de atletismo de 2.400 metros; família diz que ele era saudável e acredita que houve excessos na prova

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7, com Regiane Moreira, da RecordTV Minas

Pedro morreu em prova de atletismo
Pedro morreu em prova de atletismo Pedro morreu em prova de atletismo

Um motoboy que participava de um concurso da Guarda Municipal de Belo Horizonte morreu depois de passar mal durante um teste físico. Ele fazia a prova de atletismo e desmaiou na pista durante a execução de uma prova de corrida de 2.400 metros. 

Pedro Avelar da Silva havia concluído o curso de Gestão Pública este ano e se inscreveu no concurso pensando em dar uma vida melhor para a esposa e o filho, que tem três anos. Segundo familiares de Pedro, ele se preparava para a prova há alguns meses e era saudável e se alimentava bem. Nós últimos dias, ele treinava exclusivamente para a prova, com a ajuda da mulher, Marcilene Silva Rodrigues.

— Ele fazia cinco quilômetros correndo com a gente aqui e nunca deu nenhum problema, nada. E dois quilômetros lá, com ele saudável, perfeito, ele cai e acontece isso? E ninguém sabe o que aconteceu.

A família acredita que houve excessos nos testes, falta de monitoramento e de uma equipe de primeiros socorros.

Publicidade

A mãe de Pedro, Maria do Carmo Avelar, recebeu uma ligação quando o motoboy já estava internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Oeste, que fica no bairro Jardim América, na capital mineira.

— Meu filho estava usando fralda, em um colchão sem lençol, pedindo muita água, pedindo para fazer massagens nas pernas e nos pés, que ele estava sentindo muito calor. O colchão estava muito molhado, os cabelos dele, tudo molhado de suor. 

Publicidade

Durante a madrugada, o jovem, de 25 anos, piorou e precisou ser entubado. Ele foi transferido para o Hospital Célio de Castro, onde morreu no dia seguinte.

A família está em busca de explicações, já que o jovem eram saudável, tinha uma boa alimentação e malhava seis vezes por semana.

Publicidade

No atestado de óbito, constam como causas da morte: acirose metabólica grave, insuficiência renal aguda e rabdomiólise, que é a degradação do tecido muscular. Segundo a esposa de Pedro, Marcilene Rodrigues, o marido não tinha problema de saúde e os médicos disseram que Pedro estava extremamente desidratado.

Resposta

Por meio de nota, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte informou que a Fundação Guimarães Rosa foi a empresa vencedora da licitação para a realização do concurso. A Fundação confirmou que Pedro apresentou atestado médico que comprovava sanidade física e mental e que desmaiou durante a modalidade de corrida de 2.400 metros.

A entidade informou que ele foi socorrido ainda na pista de atletismo e encaminhado para a UPA, acompanhado de um coordenador da Fundação, e disse estar solidária com a família do candidato. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.