Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hospital confirma morte de mineiro que contraiu malária na África

Homem de 36 anos estava internado em Itaúna

Minas Gerais|Do R7

Itaúna tem 85 mil habitantes e fica a 76 km de Belo Horizonte
Itaúna tem 85 mil habitantes e fica a 76 km de Belo Horizonte Itaúna tem 85 mil habitantes e fica a 76 km de Belo Horizonte

A Secretaria de Saúde de Itaúna, no centro-oeste de Minas, confirmou nesta sexta-feira (1º) a morte de um paciente com malária. O homem, de 36 anos, contraiu a doença ao viajar para o continente africano. O nome da vítima não foi informado.

Leia mais notícias no R7 Minas

Ele estava internado no Hospital Manoel Gonçalves e ficou isolado no CTI da unidade, onde foi confirmado que contraiu dois dos três tipos identificados de malária. Ainda não foi divulgado em qual país ele teria sido infectado pelo mosquito Anopheles, único transmissor da malária.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica que acompanhou o caso, Lucimeire Silva Feliciano, relata a evolução da doença.

Publicidade

— Foi diagnosticado que ele teve dois tipos de malária. Por isso se tornou um caso grave que teve uma evolução muito rápida. Ele entrou em quadro de torpor e falência dos órgãos muito rapidamente, entrou em coma já no CTI.

Esta seria pelo menos a segunda morte por malária em Minas em 2014. No dia 13 de julho, um homem morreu no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, por complicações da doença, também contraída na África.

Publicidade

A secretária de Saúde de Itaúna, Ângela Amaral, afirma que não há risco de contaminação em Itaúna.

— Foi um caso isolado que veio de fora, mas a gente deve alertar as pessoas que forem viajar para regiões mais distantes que pensem nestas áreas endêmicas, pensem nas doenças de endemia daquela região para se prevenirem com antecedência.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.