Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Igreja afasta padre acusado de abuso sexual na Grande BH

De acordo com a Cúria Metropolitana, padre José Carlos Pereira será afastado durante processo; mulheres denunciaram assédio

Minas Gerais|Pollyana Sales, da RecordTV Minas

Padre foi afastado devido às investigações
Padre foi afastado devido às investigações Padre foi afastado devido às investigações

A Cúria Metropolitana decidiu afastar, nesta terça-feira (9), o padre José Carlos Pereira, de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, até que as investigações sobre ele sejam concluídas.

O religioso é suspeito de cometer abuso sexual contra ex-funcionárias. Ele vive na cidade há mais de 30 anos, onde celebra missas e também é dono de dois colégios.

As supostas vítimas procuraram a Delegacia de Proteção à Mulher, em Santa Luzia, para denunciar os abusos que, segundo elas, aconteciam na sala do padre, a portas fechadas. Uma delas chegou a dizer que o religioso oferecia dinheiro extra semanal em troca do silêncio. Outras contaram que foram molestadas ainda crianças, já que o padre tinha a confiança dos fiéis e das famílias.

Uma das supostas vítimas alegou que trabalhou por quatro anos com o suspeito e que os abusos ocorreram dentro da escola administrada pelo padre. Outra ex-funcionária, que também registrou denúncia, conta que, além do salário, toda semana recebia dinheiro do religioso. Os valores variavam entre R$ 300 e R$ 400.

Publicidade

Outro lado

A Arquidiocese de Belo Horizonte informou, em nota, que, assim que tomou ciência das denúncias, procurou agir com rapidez, mas com prudência, mantendo diálogo com as instâncias oficiais e respeitando os prazos das instituições e agentes do direito. Afirmou ainda que dialogou com o sacerdote e com a comunidade paroquial e que acredita na justiça.

A Polícia Civil já instaurou inquérito e as investigações estão em andamento. Segundo o delegado de Santa Luzia, Pedro Henrique Cunha, quatro vítimas já foram ouvidas e outras seis devem prestar depoimento nesta e na próxima semana. O padre ainda não foi ouvido porque a Polícia Civil quer que todas as vítimas prestem depoimento antes. Posteriormente, o religioso será intimado a prestar depoimento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.