Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça autoriza idoso a tomar 3ª dose de vacina contra a covid-19

De acordo com a Justiça de Guaxupé (MG), as duas doses da vacina Coronavac não teriam garantido a imunização adequada

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Prefeitura deve imunizar morador da cidade com 3ª dose de vacina
Prefeitura deve imunizar morador da cidade com 3ª dose de vacina Prefeitura deve imunizar morador da cidade com 3ª dose de vacina

A Comarca de Justiça de Guaxupé, a 330 km de Belo Horizonte, determinou que a prefeitura do município aplique uma terceira dose de vacina contra a covid-19 em um idoso de 75 anos, que já recebeu duas doses da Coronavac. 

O homem, que é hipertenso e cardiopata, recebeu a primeira dose da vacina no dia 27 de março e, a segunda, no dia 19 de abril, em um posto de saúde de Guaxupé. Quarenta dias depois, ele teria feito um exame para verificar a presença de anticorpos contra a covid-19. À Justiça, ele anexou o resultado do exame, que teria indicado a presença de anticorpos IgG inferior a 20%.

Com o documento em mãos, o idoso procurou um consultório médico e obteve um pedido para que pudesse ser imunizado com uma terceira dose de outra vacina - exceto a Coronavac e a AstraZeneca, devido ao risco de "trombose" nesse último caso, como destacou o profissional de saúde. O idoso entrou em contato com a secretaria municipal de saúde para poder receber a terceira dose, mas não obteve retorno. Com isso, entrou com uma ação na Justiça, contra a Prefeitura de Guaxupé. 

Veja: MP cobra R$ 2 mi de casal que teria recebido 3 vacinas da covid em MG

Publicidade

De acordo com a Justiça, o município "não pode negar a reaplicação da vacina em favor do Requerente ou de qualquer outro munícipe que não foram devidamente imunizados" sob pena de ferir o direito constitucional à saúde e à vida. 

A decisão da Justiça, portanto, determina que a prefeitura inclua o nome do autor na lista de vacinação para pessoas com comorbidade, promovendo a sua imunização com a vacina disponível a exceção do Coronavac e AstraZeneca. Caso a decisão não seja cumprida, o prefeito será multado em R$ 1 mil por dia. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.