Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça dá 3 dias para Vale mostrar impactos de colapso em barragem

Segundo juíza de Barão de Cocais, empresa deve mostrar cenário caso haja rompimento de 100% das estruturas na mina de Gongo Soco

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Barragem fica a 1,5 km da mina de Gongo Soco
Barragem fica a 1,5 km da mina de Gongo Soco Barragem fica a 1,5 km da mina de Gongo Soco

A juíza da Comarca de Barão de Cocais, Fernanda Machado, deu prazo de 72 horas para que a Vale apresente um estudo de "dam break", com a previsão dos impactos caso haja vazamento de 100% de todas as estruturas que fazem parte do complexo minerário da Mina de Gongo Soco, localizada no município. 

Como a intimação foi feita no sábado (18), o prazo termina nesta terça-feira (21). De acordo com a decisão, o estudo deve prever as consequências para as áreas atingidas e também para as possíveis rotas de fuga ou pontos de abrigamento.

O nível de atenção no local foi elevado na última semana, quando a Vale notificou a ANM (Agência Nacional de Mineração) e a Defesa Civil Estadual sobre a possibilidade de rompimento do talude norte da mina até o próximo sábado (25). A ANM confirmou que o deslocamento vem se acentuando desde o final de abril, chegando a uma movimentação de 7 centímetros por dia. Para se ter uma ideia, em 2012, esse deslocamento era de 10 centímetros ao ano. 

Leia mais: Movimentação em estrutura de mina em barão de Cocais aumenta

Publicidade

A juíza concedeu tutela antecipada em ação proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais. Segundo a decisão da juíza, o descumprimento da liminar acarretará em cobrança de multa de R$ 300 milhões.

De acordo com a juíza, o estudo de "dam break" já havia sido solicitado, mas ele não foi juntado aos autos do processo e o estudo que foi apresentado pela mineradora não contempla a previsão de impactos caso 100% das estruturas entrem em colapso.

Publicidade

O que deve ser apresentado:

1) estudo atualizado do "dam break", considerando a zona de impacto como um todo e o vazamento de 100% dos rejeitos e água;

Publicidade

2) implantação de sinalização de campo e de sistema de alerta;

3) estratégias para evacuação e resgate da população;

4) comunicação;

5) adequação de estrutura lógica;

6) resgate e cuidado dos animais e de bens culturais, etc

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.