Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça Federal autoriza volta da mineração na serra do Curral, em BH

Atividades da Gute Sicht foram suspensas em janeiro após denúncias; moradores filmaram ações no local já nesta quarta (15)

Minas Gerais|Richard Souto*, da Record TV Minas e Arnon Gonçalves, do R7

Prefeitura de BH apresentou recurso ao Supremo Tribunal Federal para reverter
efeitos da liminar
Prefeitura de BH apresentou recurso ao Supremo Tribunal Federal para reverter efeitos da liminar Prefeitura de BH apresentou recurso ao Supremo Tribunal Federal para reverter efeitos da liminar

A Justiça Federal confirmou que autorizou o retorno das atividades da mineradora Gute Sicht na serra do Curral, em Belo Horizonte. A decisão foi divulgada após moradores das proximidades gravarem vídeos que mostram caminhões e escavadeiras operando na região, nesta quarta-feira (15). A atuação da empresa no local havia sido suspensa em janeiro deste ano, após denúncias de desacordo com normas ambientais e municipais. 

Segundo o desembargador Klaus Kuschel, que assinou a autorização para a volta das atividades no local ainda na terça-feira (14), não há “fundamentos relevantes o bastante para se manterem suspensas as atividades da impetrante via esfera penal, por tratar-se de medida extrema que inviabiliza a própria atividade empresarial, com consequências graves para a pessoa jurídica, seus empregados e todos que deles dependem para sua subsistência".

Ele também afirmou que o fato de a mineradora ter sido denunciada não justifica a medida extrema da suspensão de suas atividades. “Para oferecimento da peça acusatória, somente são necessários indícios de autoria e materialidade, os quais ainda deverão ser devidamente comprovados durante a instrução processual”, justificou o magistrado.

A liminar tem validade até que o colegiado do Tribunal Criminal da Justiça Federal da 6ª Região avalie a decisão que suspendeu as atividades na serra do Curral em janeiro deste ano.

Publicidade

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que a Procuradoria-Geral do Município apresentou recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter os efeitos da liminar. O Executivo reiterou, ainda, que "não fará concessões no que diz respeito à preservação integral da Serra do Curral".

*Estagiário, sob supervisão de Túlio Lopes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.