Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Kalil e direção do Galo se reúnem para avaliar volta dos torcedores

Caso a Prefeitura de BH libere, a partida entre Atlético e Palmeiras, no dia 28 de setembro, poderá contar com apoio da torcida do Galo

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Torcedores do Galo se aglomeraram antes de partida contra o River, em agosto
Torcedores do Galo se aglomeraram antes de partida contra o River, em agosto Torcedores do Galo se aglomeraram antes de partida contra o River, em agosto

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), se reúne nesta quinta-feira (9) com representantes da diretoria do Atlético Mineiro para definir a possibilidade da volta da torcida ao estádio. O encontro está marcado para as 14 horas, na sede da prefeitura. 

O Executivo municipal decidiu suspender a presença de torcedores nos estádios da cidade depois dos jogos entre Atlético e River Plate, em 18 de agosto, e Cruzeiro e Confiança, dois dias depois. O primeiro jogo contou com a presença de cerca de 18 mil torcedores e, o segundo, teve público de 4 mil pessoas.

Em ambos os eventos foram constatadas aglomerações e pessoas sem a utilização de máscaras, o que motivou a suspensão da presença das torcidas pela prefeitura. A decisão foi tomada no dia 22 de agosto. 

Caso a Prefeitura de Belo Horizonte autorize a presença dos torcedores atleticanos no Mineirão, o duelo entre Galo e Palmeiras, válido pelas semi-finais da Copa Libertadores, deve contar com o apoio dos torcedores. A partida está marcada para 28 de setembro. Uma semana antes, o Atlético enfrenta o clube paulista em São Paulo, em partida que não deve ter liberação para torcida por parte das autoridades sanitárias da cidade. 

Publicidade

Indicadores

Os indicadores da pandemia de covid-19 em Belo Horizonte, hoje, são melhores do que na época da partida contra o River Plate.

Publicidade

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura na última segunda-feira (6), todos os indicadores estão no "nível verde", o que sugere que a pandemia está controlada na cidade. A taxa de contaminação por infectado (Rt), que mede a velocidade de expansão da covid-19, está em 0,91 - o que significa que cada grupo de 100 pessoas contaminadas transmitem o coronavírus para outras 91 pessoas. Já a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 46,9% e, das enfermarias, em 30,2%. 

Em 18 de agosto, data da partida contra o time argentino, dois indicadores estavam em "nível amarelo", de alerta. O Rt marcava 1,01 e a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva, em 52,4%. A taxa de ocupação das enfermarias, naquela época, estava em 40,1%. 

Publicidade
Indicadores da covid-19 em BH no dia 6 de setembro (em cima) e no dia 18 de agosto (embaixo)
Indicadores da covid-19 em BH no dia 6 de setembro (em cima) e no dia 18 de agosto (embaixo) Indicadores da covid-19 em BH no dia 6 de setembro (em cima) e no dia 18 de agosto (embaixo)

Monitoramento de torcedores

O secretário municipal de saúde, Jackson Machado, afirmou que a prefeitura iria usar a relação de dados dos torcedores que foram ao Mineirão para o jogo contra o River Plate para monitorar eventuais casos de covid-19 dentro do estádio. No entanto, como informou o R7, o clube não havia enviado as informações para a pasta mesmo após 12 dias da realização da partida. A relação com os dados pessoais dos torcedores só foi enviada no dia seguinte à publicação da reportagem, em 31 de agosto. 

Na época, o secretário afirmou que usaria os dados para mensurar o impacto dos eventos na situação da pandemia na cidade.

— Temos o CPF de todos os que estiveram nos jogos. Nas próximas duas ou três semanas, vamos comparar o CPF de quem está internado ou doente com o CPF daqueles que estavam no estádio, para saber qual o impacto dos dois eventos na pandemia. Se não houve impacto, é lógico que podemos liberar para o jogo do dia 29 [a partida passou para o dia 28 dias depois].

Torcida em outros jogos

Com uma eventual liberação da presença de público nos estádios em Belo Horizonte, o Atlético poderá também contar com seus torcedores nas partidas do Campeonato Brasileiro, em outubro, e nas semi-finais da Copa do Brasil, caso avance contra o Fluminense. 

Em reunião nesta quarta-feira (8), 19 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro aprovaram, por unanimidade, a presença de público a partir da 23ª rodada do torneio - marcada para o fim de semana dos dias 2 e 3 de outubro. O Galo recebe o Internacional no Mineirão no sábado (2). No entanto, todos os clubes aprovaram que só haverá público caso todas as cidades-sede autorizem a presença dos torcedores. Somente o Flamengo não participou da reunião. 

Em nota oficial publicada nesta quarta, o Atlético afirmou que os clubes decidiram por adiar a realização da rodada caso o clube carioca insista em jogar com presença de seus torcedores mesmo se outros times não puderem mandar seus jogos com público nos estádios. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.