Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Macaco Carlinhos diverte visitantes de parque na Grande BH

Macaco Aranha foi levado para parque em Betim; ele tem 20 anos e olhos azuis

Minas Gerais|Do R7

Macaco aranha é conhecido pela agilidade e por preferir ficar em galhos altos
Macaco aranha é conhecido pela agilidade e por preferir ficar em galhos altos Macaco aranha é conhecido pela agilidade e por preferir ficar em galhos altos

O Carlinhos tem um novo lar. O macaco aranha (Ateles paniscus) vivia no Zoológico Municipal de Sete Lagoas, que foi desativado. O Ibama, então, o entregou ao Parque Ecológico Vale Verde, em Betim, que montou uma estrutura para receber o novo morador. 

Carlinhos já é adulto - tem 20 anos - e come ração, vegetais, frutas, pão integral, gelatina e iogurte. Segundo os pesquisadores, um macaco aranha em cativeiro pode viver até 40 anos. 

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Publicidade

O biólogo do parque, Ramon Palhares, explica que o apelido da espécie foi dado por causa do tamanho de seus membros. Como possui braços e pernas mais longos que o de outros macacos, ele consegue ficar em árvores mais altas. A cauda permite que o macaco tenha agilidade para se deslocar entre os galhos.

— O Carlinhos ainda tem uma característica diferente: os olhos azuis que encantam a todos.

Publicidade

A captura para o tráfico ilegal de animais e o desmatamento da Amazônia têm deixado a espécie em risco de extinção, segundo o biólogo. 

— Manter um animal destes em cativeiro o mais próximo possível do ambiente natural é um trabalho fundamental para sua conservação. Além de tratar bem e mantê-lo fora das áreas de risco, vai nos permitir estudar seus hábitos e futuramente direcionar melhor as políticas de preservação da espécie.

Publicidade

Serviço

Vale Verde Alambique e Parque Ecológico Endereço: Rua Ary Barbosa da Silva, 950 - Bairro Vianópolis – Betim – MG Funcionamento: de terça-feira a domingo - de 9h às 17h30 Entrada: R$ 20,00 adultos /R$ 10,00 para crianças entre 6 e 12 anos, estudantes, e clientes acima de 60 anos. Crianças até 5 anos não pagam entrada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.