Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 80 cidades decretam emergência por causa da seca

Regiões Norte e Nordeste do Estado são as mais prejudicadas; alguns municípios enfrentam rodízio no abastecimento de água 

Minas Gerais|Daniela Fernandes*, do R7

Velho Chico sofre com a estiagem em Pirapora
Velho Chico sofre com a estiagem em Pirapora Velho Chico sofre com a estiagem em Pirapora

A Defesa Civil divulgou nesta quinta-feira (16) que 86 cidades mineiras já decretaram situação de emergência este ano por causa da forte estiagem. As regiões Norte e Nordeste são mais prejudicadas.

A seca alimenta o número de queimadas e reduz o volume dos leitos de rios essenciais, sobretudo, à população sertaneja. É o caso do Velho Chico, o maior leito exclusivamente brasileiro, com quase 2,8 mil quilômetros de extesão.

Em Pirapora, por exemplo, moradores clamam pela chuva no São Francisco. Lá, embarcações estão ancoradas e trechos antes ocupados pela água, agora, são atravessados a pé por pessoas e montarias.

Alguns municípios precisaram recorrer ao rodízio de abastecimento de água. Na lista há cidades grandes, como Montes Claros (quase 210 mil moradores), e de pequeno porte, entre elas Pedra Azul (25 mil habitantes). 

Publicidade

A previsão é que a estiagem continue nos próximos dias nas duas regiões do Estado. Por lá, não há previsão de chuvas para as próximas 24 horas.

Outras regiões

Publicidade

A Defesa Civil informou possibilidade de chuvas isoladas no Noroeste, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste e Campo das Vertentes.

Na Grande BH, os reservatórios que garantem o abastecimento de água estão com níveis considerados satisfatórios pela Copasa, a estatal responsável pelo serviço. 

Publicidade

Clique aqui para ver a lista completa das 86 cidades que decretaram situação de emergência.

* Estagiária do R7, com supervisão de Paulo Henrique Lobato

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.