Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Março termina com o dia mais quente do ano em Belo Horizonte

Além das altas temperaturas, este foi o segundo mês mais seco dos últimos 112 anos da capital; cidade teve apenas 9 mm de chuva

Minas Gerais|Dara Russo*, do R7

Termômetros da capital marcaram 33º nesta quinta (31)
Termômetros da capital marcaram 33º nesta quinta (31) Termômetros da capital marcaram 33º nesta quinta (31)

O mês de março termina com recorde de calor em Belo Horizonte. A temperatura de 33º foi registrada nesta quinta-feira (31), na estação Santo Agostinho, região centro-sul da capital. Até então, o maior número apontado pelos termômetros, tinha sido de 32,9º, no último domingo (27). Além disso, este foi o segundo mês mais seco de toda a história da cidade.

"Tivemos um março extremamente seco, com pouca precipitação. O volume de chuva ficou em apenas 9 mm na estação convencional de BH", aponta o metereologista doInmet (Instituto Nacional de Metereologia), Claudemir de Azevedo. A quantidade registrada no mês só foi maior do que a do ano de 1963, com 7mm.

Azevedo explica que o clima seco e quente pode ser explicado pela ausência de frentes frias e áreas de instabilidade, juntamente da presença de uma grande massa de ar seco. "As exceções são o extremo sul de Minas e áreas isoladas da região do Triângulo Mineiro", completa o especialista.

Em Montes Claros, cidade do norte do estado, localizada a 425 km de Belo Horizonte, choveu apenas 1 mm durante todo o mês. Já em Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, foi registrada a maior temperatura de uma cidade mineira: 36,1º.

*Estagiária sob supervisão de Vinícius Rangel

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.