Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marcos Valério muda de advogado para tratar de delação com a PF

Novo defensor nega negociações com o MP

Minas Gerais|Do R7 com Ezequiel Fagundes, da RecordTV Minas

Empresário aguarda STF validar delação premiada
Empresário aguarda STF validar delação premiada Empresário aguarda STF validar delação premiada

Enquanto aguarda uma definição do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre sua delação premiada, o operador financeiro Marcos Valério trocou de advogado. A pedido de Valério, o defensor Jean Robert Kobayashi Junior deixou as tratativas do acordo celebrado com a PF (Polícia Federal) em Belo Horizonte.

Em novo depoimento na PF realizado nesta terça-feira (26) Valério já foi acompanhado pelo advogado Fáber Genésio Campos Vieira. Durante cerca de uma hora, ele entregou novos elementos para serem anexados à proposta premiada. O caso está sendo relatado pelo ministro Celso de Mello e corre em segredo de Justiça.

Conforme a RecordTV Minas adiantou, com exclusividade, no dia 18 de julho, o empresário celebrou um acordo definitivo de colaboração premiada com a PF em BH. Em troca de benefícios, como redução pena, ele revelou irregularidades envolvendo políticos poderosos do PT e do PSDB.

Nesta terça-feira, o Porta R7 teve acesso, com exclusividade, ao documento que confirma a mudança na defesa do ex-empresário. Conforme a petição, assinada pelo próprio Valério, o advogado Fáber Vieira é o responsável pela delação com a Polícia Federal.

Publicidade
Troca de advogado é para agilizar processo
Troca de advogado é para agilizar processo Troca de advogado é para agilizar processo

A mudança na defesa teria se dado por conta de divergências na condução da colaboração premiada, que ainda depende de aval do STF. Enquanto Jean Kobayashi ainda não descartou a possibilidade de fazer acordo com o Ministério Público, o advogado Fáber Vieira defende a participação somente da PF.

— Nesse momento, Marcos Valério não tem nenhum interesse em fazer delação com o MP.

Publicidade

Em entrevista, Kobayashi alegou que a mudança é para acelerar o processo da delação. Durante vários meses, Valério tentou celebrar a delação premiada com o MP, mas a proposta sempre foi rejeitada. Depois de assinar com a PF, no entanto, ele voltou a ser procurado por promotores de Justiça.

Fáber Vieira assume a ação
Fáber Vieira assume a ação Fáber Vieira assume a ação

Embate

PF e MP se opõem sobre o método da negociação da delação premiada. Antes de deixar o cargo, o então Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, ingressou com uma ação no STF alegando que os acordos devem ser fechados sem participação da PF. Já a PF entende o contrário.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.