Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Máscaras voltam a ser obrigatórias em locais fechados de BH após 47 dias

Medida anunciada diante aumento dos casos de Covid-19 deve valer, ao menos, até o dia 31 de julho, informou a prefeitura

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Máscara volta a ser obrigatória em espaços fechados
Máscara volta a ser obrigatória em espaços fechados Máscara volta a ser obrigatória em espaços fechados

O uso de máscaras em locais fechados de Belo Horizonte voltou a ser obrigatório, nesta terça-feira (14), por determinação do prefeito Fuad Noman (PSD). A decisão atende orientação da Secretaria Municipal de Saúde, mediante o aumento de casos de Covid-19.

A nova regra, segundo a prefeitura, vai valer ao menos até o dia 31 de julho. Nos espaços abertos, por ora, a população vai poder continuar andando sem o uso de máscara.

A mudança no protocolo acontece 47 dias após a liberação dada pela prefeitura para que a população voltasse a viver em áreas internas sem o item de proteção. O anúncio do recuo foi feito nesta segunda-feira (13) pela médica Cláudia Navarro, atual chefe da pasta da Saúde. Ela explicou que a medida foi tomada para evitar eventual sobrecarga no sistema de saúde.

"Vamos não só diminuir a transmissão do coronavírus como também diminuir a transmissão de outras viroses, principalmente nas crianças e nos pacientes acima de 60 anos", ressaltou a secretária ao destacar que esta época do ano também favorece outras doenças respiratórias.

Publicidade

Segundo a prefeitura, o avanço da pandemia foi percebido com o aumento do número de novas infecções a cada 100 mil habitantes, que passou de 112,9 em 19 de maio para 156 na última sexta-feira (10).

Outro dado que oscilou e causou preocupação para o município foi o da positividade dos testes de coronavírus, que subiu de 6% para 19% em um mês. "Temos que considerar que antes apenas pessoas sintomáticas faziam o exame e agora também temos pacientes sem sintomas sendo testados", ponderou a secretária.

Publicidade

A representante da prefeitura ressaltou que o nível de vacinação entre as crianças, que estão com 56% de cobertura da segunda dose, também contribuiu para a emissão do alerta. No último dia 2 de junho, a Secretaria de Saúde já havia recomendado a retomada das máscaras na cidade.

Entenda onde as máscaras vão ser obrigatórias em BH:

Publicidade

• O uso de máscara será obrigatório em todos as áreas fechadas da cidade, incluindo lojas, shoppings e no transporte público;

• As escolas terão autonomia para decidir se vão abrir mão do item de proteção ao ar livre;

• Por enquanto, as máscaras não serão obrigatórias nas áreas abertas das feiras e estádios, mas a prefeitura recomenda o uso.

Veja o índice de vacinação contra a Covid-19 em BH:

• Primeira dose: 109% (dado inclui moradores de outras cidades vacinados em BH);

• Segunda dose ou dose única: 100%;

• Terceira dose: 80%;

• Quarta dose: 37% (ainda em processo de convocação dos grupos).

Nova onda de Covid será mais leve? Infectologistas explicam:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.