Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metroviários de BH anunciam greve por tempo indeterminado

Paralisação dos serviços está prevista para começar nesta quarta-feira (14); categoria não aceita privatização da CBTU

Minas Gerais|Ricardo Vasconcelos, da Record TV Minas

O Sindimetro- MG (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais) anunciou, durante assembleia da categoria, nesta segunda-feira (12), que o Metrô de Belo Horizonte irá entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da próxima quarta-feira (14). 

De acordo com o Sindimetro, a paralisação só irá encerrar caso seja suspenso o processo de leilão da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Por meio de nota, a empresa informou que assim que for notificada irá acionar a Justiça para que os trens não deixem de rodar.

O processo de leilão da Companhia está marcado para o próximo dia 22. Segundo o Sindimetro, a privatização pode acabar com os 1.400 mil empregos dos metroviários e, por conta disso, têm feito paralisações no serviço desde o dia 25 de agosto, após o TCU (Tribunal de Contas de União) conceder o aval necessário para que o governo federal siga com a privatização do metrô na capital mineira.

Notificação

Publicidade

Até a publicação desta reportagem, a CBTU informou que não havia sido notificada oficialmente pelo Sindimetro sobre a greve. "Assim que for notificada, a Empresa tomará todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis, pela manutenção do transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de Belo Horizonte", informou a CBTU.

Sobre a preocupação dos metroviários quanto ao processo de privatização, a CBTU informou "que não possui respostas sobre o processo de desestatização, além das já publicadas pelos órgãos oficiais, já que as diretrizes e ações a respeito são conduzidas pelo CPPI (Conselho do Programa de Pareria de Investimentos) e pelo Ministério da Economia e do Desenvolvimento Regional".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.