Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MG: abertura de comportas de Três Marias é adiada para rio não encher

Liberação poderia elevar o nível do rio São Francisco e causar enchentes na região; Cemig já havia comunicado a abertura

Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7

Medidas foram tomadas após fortes chuvas
Medidas foram tomadas após fortes chuvas Medidas foram tomadas após fortes chuvas

Para evitar a elevação do nível do rio São Francisco, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) informou que vai adiar a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, a 272 km de Belo Horizonte.

A medida foi anunciada um dia após a empresa ter afirmado que iniciaria a liberação do reservatório para controlar o volume após as chuvas fortes dos primeiros dias de janeiro. A liberação do reservatório poderia causar inundações no trecho do Velho Chico até a cidade de Pirapora. 

“Essa decisão, considerando dados atualizados, tem como prioridade a segurança da população da região. As ilhas fluviais do rio São Francisco já foram evacuadas, pois são impactadas para vazões em patamares menores que os atuais”, justificou a Cemig em nota.

A Cemig disse ainda que a medida levou em conta a proteção da obra de restauração do vapor Benjamim Guimarães, após orientações da prefeitura de Pirapora. Nesta terça-feira (11), a administração do município informou que faz um trabalho em conjunto com Secretaria de Infraestrutura, Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, engenheiros e fluviários para reduzir o impacto dos problemas que podem ser causados pelas chuvas.

Publicidade

“Desde julho estamos cobrando das instituições responsáveis pela obra, Iepha e Iphan, uma solução para a continuidade e conclusão da obra. Alertamos que o período das chuvas chegaria e colocaria a embarcação em risco. Até o Ministério Público entrou nesta luta conosco, e a obra não foi retomada. Agora cabe a nós, em tempo recorde, cuidar do que é nosso!”, destacou o prefeito Alex Cesar.

Na tarde desta terça-feira (11), o reservatório de Três Marias atingiu 74,18% do volume útil, o que permite utilizar o volume vazio disponível para amortecer a cheia afluente que ainda ocorrerá ao longo da semana, armazenando o excedente no reservatório.

Publicidade

“Nestes próximos dias a vazão liberada seguirá em 850 m³/s, correspondente à geração máxima de energia elétrica, conforme capacidade instalada. A vazão recebida no reservatório já atinge 7.300 m³/s às 14:00 da presente terça-feira, com perspectiva de vazões superiores a 8.500 m³/s já na quarta-feira. Desta forma, o nível do reservatório seguirá em rápida elevação, mantendo a necessidade de que a abertura das comportas ocorra assim que os afluentes do rio São Francisco no trecho até Pirapora reduzam suas vazões”, explica a Cemig.

A empresa informou ainda que comunicará nos próximos dias as datas de abertura das comportas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.