Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Minas investiga 17 casos de febre chikungunya

Dois registros da doença foram confirmados, em Matozinhos e Coronel Fabriciano

Minas Gerais|Do R7

Transmissão é feita pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus
Transmissão é feita pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus Transmissão é feita pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) de Minas Gerais investiga 17 casos suspeitos de febre chikungunya no Estado, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (27). Dois registros da doença já foram confirmados, em Matozinhos e Coronel Fabriciano.

Conforme o órgão, cinco pacientes de Belo Horizonte estão com suspeita de ter contraído a febre. Os outros casos estão sendo apurados em Andradas, Coronel Fabriciano, Ibirité, Ipatinga, Lavras, Nova Serrana, Pitangui, Poços de Caldas, São Francisco de Paula, Sobrália e Varginha.

Leia mais notícias no R7 MG

O segundo caso conformado foi o de uma paciente de 34 anos, em Coronel Fabriciano, que apresentou os primeiros sintomas no dia 8 de outubro e apresenta a forma aguda da doença. Ela está fazendo o tratamento em casa e é acompanhada por uma médica infectologista.

Publicidade

Já o primeiro caso foi confirmado na semana passada em Mateus Leme, região metropolitana de Belo Horizonte. Entretanto, neste caso, a transmissão teria acontecido na própria cidade.

Transmissão e sintomas

Publicidade

O vírus chikungunya é transmitido pela picada do mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus contaminados. Os dois mosquitos também são vetores da dengue.

A febre é uma doença semelhante à dengue. Os principais sintomas são febre alta, dor muscular, dor de cabeça e manchas pelo corpo. A diferença é que a doença pode provocar, passada a forma aguda, dores nas articulações que podem perdurar por meses e exigir o tratamento de fisioterapia.

Chikungunya, no entanto, não tem a forma hemorrágica. Por essa razão, mortes provocadas pela doença são mais raras. Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 11 de outubro, 337 casos de febre chikungunya foram registrados no Brasil, sendo 38 casos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.