Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Minas tem três cidades entre as 20 melhores em índice de saneamento básico

Uberlândia, Belo Horizonte e Uberaba estão bem avaliadas no ranking brasileiro

Minas Gerais|Do R7

BH é a segunda capital brasileira com melhor desempenho no ranking
BH é a segunda capital brasileira com melhor desempenho no ranking BH é a segunda capital brasileira com melhor desempenho no ranking

Minas Gerais tem três municípios entre os 20 melhores no Ranking do Saneamento Básico divulgado pelo Instituto Trata Brasil nesta quarta-feira (27). O levantamento foi realizado nas 100 maiores cidades brasileiras e mediu indicadores de distribuição e perdas de água e coleta e tratamento de esgoto, baseado em dados do ano de 2012.

O melhor desempenho no Estado foi registrado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que ficou com a 6ª posição no ranking. Segundo o estudo, 100% da população do município tem acesso à água, 97,2% da cidade tem coleta de esgoto e 82,4% do esgoto coletado é tratado. Além disso, a cidade vem investimento uma média de R$ 72,8 por ano para cada habitante desde 2008.

Já Belo Horizonte ocupa a 18ª posição do ranking e é a segunda capital do país com melhor desempenho no índice, perdendo apenas para Curitiba (PR). A cidade possui 100% da população com acesso à água e coleta de esgoto e investimento médio de R$ 107,9 por morador a cada ano. Entretanto, o índice de esgoto tratado na capital mineira é de 64,5%.

Em 19º lugar está Uberaba, também no Triângulo Mineiro, que também apresentou bons índices de abastecimento de água e coleta de esgoto. Entretanto, o município não atingiu a universalização do atendimento do quesito água, com 99,51 da população atendida. Já na coleta de esgoto, Uberaba tem cobertura de 98,5 da população.

Publicidade

Ainda conforme o estudo, a média nacional para acesso à água é de 82,7% e para coleta de esgoto é de 48,3%, ou seja, os três municípios mineiros estão com médias bem acima, sendo que a capital mineira já atingiu a universalização de ambos os serviços. Já o índice de tratamento de esgoto é de 38,7% em todo o país

Comparação

Publicidade

Em comparação com o ano anterior, BH foi a única cidade entre as mineiras que avançou no acesso ao saneamento básico. Em relação à 2011, a capital mineira avançou uma posição. Já Uberlândia caiu do 1º para o 6º lugar e Uberaba caiu da 13ª posição para a 19ª.

Apesar do bom desembenho de Belo Horizonte, moradores de municípios da região metropolitana ainda se queixam da falta de saneamento básico. Em Esmeraldas, população se queixa de problemas como a falta de água.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.