Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mineradora joga lama removida ao lado de rio

Limpeza em Barra Longa tem até 30 de setembro do ano que vem para ser finalizada

Minas Gerais|Do R7

Duas barragens da Samarco Mineração romperam no início do mês
Duas barragens da Samarco Mineração romperam no início do mês Duas barragens da Samarco Mineração romperam no início do mês

A mineradora Samarco está depositando a lama que vem sendo retirada há três semanas do centro da cidade de Barra Longa, a 60 kms de Mariana (MG), justamente na margem do rio do Carmo, curso d'água que termina no rio Doce e local de onde está vindo a sujeira que contamina a água potável de mineiros e capixabas e já chegou ao mar.

O procedimento, dizem especialistas, contamina cada vez mais a água do rio, pois a lama, com a chuva, volta a escorrer para as águas. A Samarco diz que o depósito no local é temporário e a empresa busca um espaço adequado.

A montanha de lama fica bem na entrada da cidade. Caminhões que saem de Barra Longa percorrem cerca de 1 km até o local do depósito, um terreno que funcionava como centro de exposições para festas agropecuárias da pequena cidade, de 7.000 habitantes. Uma escavadeira e uma pá mecânica passam o dia empilhando a sujeira depositada pelos caminhões. O prefeito de Barra Longa, Fernando José Carneiro Magalhães (PMDB), reconhe que a lama pode voltar ao rio.

— É um lugar provisório, mas ainda não encontramos outro. Falaram que iriam deixar lá para secar, e depois colocariam em outro lugar.

Publicidade

Tido como morto, rio Doce "ressuscitará" em 5 meses, diz pesquisador

Vale admite metais em lama, mas nega contaminação da água; pesquisador contesta

Publicidade

Prazo

Magalhães afirma que, em reuniões com a Samarco, foi estabelecido prazo até 30 de setembro do ano que vem para que a limpeza na cidade termine. O presidente da Associação Brasileira de Análise de Impacto, Alberto Fonseca, pró-reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, afirma que o que o risco é de um "assoreamento homeopático", com a lama voltando ao rio aos poucos, levando as partículas sólidas de volta ao curso d'água.

Publicidade

— Antes de fazer qualquer análise, é preciso saber o que é esta lama. Fazer um plano de amostragem, com análises em diversos pontos, para aí, sim, saber do que se trata o material. Se for constatado que o material é inerte, ou seja, não traz risco de contaminação, ele pode ser tratado como entulho. Para que fosse depositado na margem de um rio, só com um plano de drenagem e de monitoramento, o que não parece ser o caso, pelo que está sendo contado.

A limpeza da cidade se restringe à área urbana. Para as áreas rurais, e também para o distritos da cidade que foram atingidos, o vereador Leleco Rosário (PMDB), que encabeça o diálogo da cidade com a mineradora Samarco, diz que, até o momento, não foi feito um plano de limpeza.

— Estão estudando jogar um produto para misturar com a lama e ver se a vegetação vai crescer.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.