Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mineradora pede desculpas a moradores evacuados em Itatiaiuçu

Empresa acionou Defesa Civil para retirar cerca de 50 famílias de lugarejo, que fica a cinco quilômetros da barragem de Serra Azul

Minas Gerais|Paulo Henrique Lobato, do R7

Pessoas foram retiradas de casa ainda de madrugada
Pessoas foram retiradas de casa ainda de madrugada Pessoas foram retiradas de casa ainda de madrugada

A ArcelorMittal Mineração divulgou nesta sexta-feira (8) que o trajeto histórico a ser seguido pelos rejeitos de lama da mina Serra Azul, em Itatiaiuçu, onde cerca de 200 pessoas foram retiradas de suas casas ás pressas nesta madrugada, é de quatro a cinco quilômetros, caso a estrutura se rompa.

Risco de barragem romper aciona sirene e afeta outra cidade de MG

A distância leva em conta testes em anos anteriores, quando a barragem estava ativa.

Nesta madrugada, por precaução, a empresa acionou o poder público para retirar as famílias da comunidade rural Pinheiros, a cerca de 5 quilômetros da represa.

Publicidade

A mina de Serra Azul produz 1,2 milhão de toneladas de concentrado e minério granulado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a estrutura tem 5,2 milhões de metros cúbicos e 90 metros de altura. Caso entre em colpaso, pode atingir o Rio Manso, que abastece boa parte da Grande BH, e a BR-381, que liga a capital mineira a São Paulo.

Publicidade
Famílias foram levadas para uma praça antes de seguirem para hotel
Famílias foram levadas para uma praça antes de seguirem para hotel Famílias foram levadas para uma praça antes de seguirem para hotel

A barragem de rejeitos, que é do tipo à montante, está desativada desde outubro de 2012. É a única do tipo “à montante” entre as barragens da empresa.

Leia outras notícias sobre Minas Gerais

Publicidade

Uma força-tarefa, formada pela Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, percorreu as residências orientando os moradores a abandonarem suas casas. Foram levados para a praça da cidae e, em seguida, para hoteis na cidade vizinha de Itaúna.

A estrutrua não se rompeu, mas, segundo a empresa, "não se pode correr absolutamente nenhum risco, e que, apesar do transtorno para a comunidade, esta é a decisão correta".

Confira a nota da mineradora

"A ArcelorMittal anunciou hoje que, após rigorosa avaliação, tomou a decisão de colocar em prática o plano de evacuação relativo a sua barragem de rejeitos de Serra Azul. 

Após informar e discutir a situação com as autoridades locais, chegou-se ao entendimento de que a comunidade de cerca de 200 pessoas situada a jusante da barragem deveria ser evacuada como medida de precaução.

A ação decorre de uma inspeção e auditoria minuciosas da barragem de rejeitos, que foram realizadas após os recentes incidentes acontecidos no setor de mineração, no Brasil. Empregando uma metodologia mais conservadora, a auditoria independente responsável pela declaração de estabilidade revisou o último relatório e adotou para a barragem um Fator de Segurança (Factor of Safety ou FoS) mais restritivo.

A ação segue a atualização de uma avaliação feita no local, contratada pela ArcelorMittal Mineração e realizada por auditoria independente. A avaliação incluiu testes de stress feitos na barragem de Serra Azul, a partir de dados e aprendizado decorrentes dos eventos da barragem do Feijão, em Brumadinho. Baseado na variação do fator de segurança, a decisão tomada foi de evacuar todos os residentes enquanto testes adicionais estarão sendo tomados e qualquer medida de mitigação possa ser implementada. O trajeto histórico a ser seguido pelo fluxo, em caso de colapso, avaliado quando a barragem estava ativa, era de aproximadamente de quatro a cinco quilômetros.

Esta é uma medida puramente de precaução, visto que a comunidade se situa a 5 km de distância da barragem. A empresa concluiu que não se pode correr absolutamente nenhum risco, e que, apesar do transtorno para a comunidade, esta é a decisão correta.

A comunidade está sendo transferida para acomodações temporárias. Os membros da comunidade permanecerão acomodados no novo local enquanto testes adicionais estão em andamento e até que a segurança da barragem de rejeitos possa ser 100% garantida.

O Senhor Benjamin Baptista, CEO (Presidente) da ArcelorMittal Brasil, declarou: 'Pedimos desculpas à comunidade local pelo transtorno; porém sabemos que esta é a decisão correta e sem dúvida a única decisão que poderíamos tomar. As autoridades locais concordaram. Procuraremos retornar as pessoas para suas casas o tão logo possível, embora à esta altura não seja possível dizer quando será. Especialistas continuam a inspecionar e analisar as condições da barragem de rejeitos e, no caso de terem que ser implementadas novas medidas para maior garantia da barragem, isso será feito o mais rapidamente possível. Agradecemos a compreensão dos empregados e da comunidade, neste momento difícil'.

Sebastiao Costa Filho, CEO da ArcelorMittal Mineração Brasil, disse: 'Nossa absoluta prioridade é assegurar que nosso pessoal e a comunidade estejam seguros. Manteremos constante contato com aqueles afetados para mantê-los atualizados sobre a situação. Tão logo tenhamos mais informações, faremos novos pronunciamentos. Gostaria de agradecer a todos os afetados – esta é claramente uma situação difícil e esperamos que ela seja resolvida o mais rapidamente possível.”

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.