Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moradores do sul de Minas poderão ver cometa que passa pelo planeta a cada 50 mil anos

Astro esverdeado ficará visível a olho nu a partir de sábado (4); especialistas recomendam uso de binóculo para enxergar o cometa

Minas Gerais|Rede Mais

Cometa C/2023 E3 tem diâmetro relativamente pequeno, de cerca de 1 km
Cometa C/2023 E3 tem diâmetro relativamente pequeno, de cerca de 1 km Cometa C/2023 E3 tem diâmetro relativamente pequeno, de cerca de 1 km

A partir desta quarta-feira (1º), o cometa C/2023 E3 passa pelo Brasil. No entanto, os moradores do sul de Minas poderão ver o astro com mais facilidade. O cometa esverdeado ficará mais visível a olho nu a partir do sábado (4). A suspeita é que ele só passe novamente pela Terra daqui a 50 mil anos.

Segundo o Observatório Nacional, no dia 12 de janeiro, o astro passou a 160 milhões de quilômetros do Sol antes de se direcionar para o planeta Terra. O astro tem diâmetro relativamente pequeno, de cerca de 1 km. 

Os moradores do sul de Minas poderão ver o cometa com maior facilidade a partir do domingo (5), depois do pôr do Sol. A Lua cheia pode atrapalhar a visualização, e especialistas recomendam o uso de binóculo, mesmo de pequeno aumento. 

“Eu recomendo também o uso de aplicativos para localizar melhor a direção norte, para quem não conhecer. Sabendo que o Sol nasce no leste, você aponta seu braço direito para leste, o esquerdo, para o oeste, e você estará olhando para o norte, onde o cometa vai passar”, explicou o astrônomo Filipe Monteiro.

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, o grupo de astronomia da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) disponibilizará a observação do cometa por meio de telescópios em Itajuba, a 445 km de Belo Horizonte. O evento acontece entre 19h30 e 21h em frente ao espaço Interciências da universidade. Dependerá apenas das condições do céu para ocorrer e será aberto e gratuito a todas as idades.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.