Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morte de Marília Mendonça completa 6 meses, com investigação policial suspensa

Polícia Civil de Minas Gerais aguarda retorno dos autos após decisão do STJ sobre qual órgão judiciário ficará com o processo

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Marília Mendonça morreu a caminho de show, aos 26 anos
Marília Mendonça morreu a caminho de show, aos 26 anos Marília Mendonça morreu a caminho de show, aos 26 anos

O acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas completa seis meses, nesta quinta-feira (5), com a investigação policial sobre o caso suspensa.

O inquérito, presidido pela Polícia Civil de Minas Gerais, foi pausado após as Justiças Estadual e Federal entrarem em conflito sobre qual dos dois órgãos seria o responsável pelo caso. A suspensão foi necessária, uma vez que a apuração deveria ser enviada à Polícia Federal, caso a Justiça Federal assumisse o processo. 

No início desta semana, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) definiu que a Justiça Estadual em Minas deve cuidar da ação. Apesar da decisão, a investigação da Polícia Civil ainda não foi retomada. Segundo a corporação, a unidade aguarda o retorno do tribunal. "Tão logo a PCMG receba os autos do Poder Judiciário, dará continuidade às investigações", informou.

O inquérito tem como objetivo identificar eventual responsabilidade pela tragédia. A primeira etapa do procedimento, concluída 20 dias após o acidente, revelou que as vítimas morreram por politraumatismo contuso, que são lesões graves em partes vitais do corpo. A perícia mostrou que os ferimentos foram causados pelo choque da aeronave contra o solo.

Publicidade

Causa do acidente

Piloto e copiloto também morreram no acidente
Piloto e copiloto também morreram no acidente Piloto e copiloto também morreram no acidente

A causa do acidente ainda não foi esclarecida. A investigação responsável por responder essa questão ficou a cargo do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da Força Aérea Brasileira. De acordo com a instituição, o trabalho segue em andamento.

Publicidade

Elizeu Alcântara, diretor da empresa de manutenção de aeronaves que auxiliou o Cenipa na perícia do motor no ano passado, explica que é comum ver investigações de acidentes aéreos durarem longos meses.

"Algumas duram anos. Na minha avaliação, esta deve durar pelo menos um ano. Esse tempo é necessário porque não é uma análise simples. É uma apuração aprofundada. Eles precisam apontar se foi falha humana ou mecânica. Para isto, até as condições do piloto no momento do voo precisam ser analisadas", detalha.

Publicidade

Leia também

Como o piloto Geraldo Martins de Medeiros e o copiloto Tarciso Pessoa Viana também morreram na queda, os investigadores precisam buscar outros meios para colher as informações referentes a eles, como entrevistas com pessoas que tiveram contato com os profissionais.

A perícia da Polícia Civil também já concluiu que a tripulação não passou mal nem havia ingerido bebidas alcoólicas ou consumido tóxicos.

A queda

Tio e produtor de Marília também morreram
Tio e produtor de Marília também morreram Tio e produtor de Marília também morreram

O bimotor King Air C90 prefixo PT-ONJ caiu um minuto antes de pousar no Aeroporto de Caratinga, a 243 km de Belo Horizonte, na tarde do dia 5 de novembro de 2021. Marília Mendonça, então com 26 anos e com um filho de quase 2 anos, faria um show na cidade naquela noite.

Segundo a investigação, antes de atingir o solo, a aeronave bateu em um cabo das torres de energia da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) que ficam próximas ao aeródromo. A causa da colisão ainda não foi esclarecida.

O avião caiu sobre a área de pedra de uma cachoeira da região. A aeronave ficou praticamente intacta, mas o impacto foi suficiente para matar as cinco pessoas que estavam dentro. Além de Marília, o piloto e o copiloto, também foram vítimas o tio e assessor de sertaneja, Abicieli Silveira Dias Filho, e Henrique Ribeiro, produtor da artista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.