Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MPF/MG quer impedir transmissão de MMA antes de 23h na TV

Ação pede que Ministério da Justiça aplique classificação indicativa de 18 anos aos combates

Minas Gerais|Do R7

Atualmente, programas esportivos não estão sujeitos a classificação indicativa
Atualmente, programas esportivos não estão sujeitos a classificação indicativa Atualmente, programas esportivos não estão sujeitos a classificação indicativa

O MPF (Ministério Público Federal) ingressou com ação civil pública para proibir transmissões de lutas de MMA antes das 23 horas na televisão. O MPF pede que o Ministério da Justiça aplique a classificação indicativa de 18 anos na TV aberta para eventos de artes marciais mistas.

Leia mais notícias no R7 Minas

Caso o pedido seja aceito pela Justiça Federal, eventos de UFC, Bellator Fighting Championship e Dream não poderão ser anunciadas nem transmitidas antes das 23h. Atualmente, programas esportivos são isentos de classificação indicativa.

Leia mais notícias no R7 MinasO procurador da República Fernando de Almeida Martins, autor da ação, afirma que não se trata de restringir o acesso ao esporte, mas evitar a veiculação de conteúdo violento em horário inadequado.

Publicidade

— A ação civil pública não pretende discutir a luta ou o esporte em si, mas apenas os efeitos que a veiculação de imagens carregadas de sangue, com pessoas extremamente machucadas, possa ter sobre a formação de crianças e adolescentes.

Ele equipara a brutalidade da luta a cenas ficcionais de violência.

— Se um programa de ficção que contém cenas exageradas de violência é obrigatoriamente submetido à classificação indicativa, não existe justificativa para se excluir dessa classificação programas que transmitem o mesmo tipo de cena, ainda mais porque, nesse caso, trata-se de cenas reais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.