Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Município do norte de Minas está há seis meses sem chuva

Montalvânia, no norte de Minas Gerais, não registra nenhuma chuva desde o dia 8 de fevereiro

Minas Gerais|Do R7

Montalvânia fica no semiárido mineiro
Montalvânia fica no semiárido mineiro Montalvânia fica no semiárido mineiro

Moradores de uma cidade mineira estão há seis meses sem ver um pingo de chuva. A última vez que choveu em Montalvânia, município com 15 mil habitantes no norte do Estado, foi em 8 de fevereiro. São 180 dias sem precipitação.

De acordo com o meteorologista Claudemir Félix, do Centro de Climatologia Tempo Clima/PUC Minas, não há previsão de alívio na seca para os próximos dias.

— Montalvânia faz parte do semiárido, é comum ficar longos períodos sem chuva significativa, mas nos últimos anos essa catacterística tem se acentuado. Não há previsão de chuva para os próximos cinco dias.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Publicidade

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Na cidade de São Romão, também no norte de Minas, não chove há 104 dias. A falta de chuva não é "exclusiva" da região do semiárido mineiro. Em Passa Quatro, no sul do Estado, a estiagem já dura 69 dias. Já a cidade de Florestal, na Grande Belo Horizonte, está há 53 anos sem chuva.

Publicidade

Na capital, a previsão também é de tempo seco. No fim de semana, a umidade relativa do ar pode atingir 20%, nível considerado crítico pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Conforme o Centro de Climatologia PUC Minas, Belo Horizonte está há 11 dias sem chuva.

Situação de emergência

Publicidade

Três cidades mineiras tivem a situação de emergência por causa da seca reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. Januária, Juvenília e São João da Ponte ficam exatamente no norte do Estado, que enfrenta longos períodos de estiagem.

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.

Para solicitar tais recursos, a cidade deve mandar um plano detalhado de resposta indicando qual é a necessidade para o repasse. É importante ainda ter aderido ao cartão de pagamento de defesa civil, forma exclusiva de repasse de verbas, e que pode ser acompanhado pelo Portal da Transparência.

O número ainda pode aumentar já que, de acordo com a Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), 97 cidades comunicaram situação semelhante por causa da seca até o momento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.