Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Na última semana do ano, IPVA 2022 de MG ainda não foi divulgado

Tabela está pendente devido a impasse com projeto que tenta congelar o valor do imposto; Zema conversa com prefeituras

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Motoristas aguardam divulgação do IPVA 2022 de MG
Motoristas aguardam divulgação do IPVA 2022 de MG Motoristas aguardam divulgação do IPVA 2022 de MG

Na última semana do ano, enquanto boa parte dos brasileiros já se organizam para pagar o IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) de 2022, os moradores de Minas Gerais ainda não sabem qual o valor será cobrado no próximo ano.

A tabela da taxa ainda não havia sido divulgada, até a tarde desta segunda-feira (27), em função de um impasse relacionado ao projeto que tenta congelar a tarifa nos valores praticados em 2020, anterior à pandemia de covid-19.

O texto foi aprovado pela ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), na último dia 15 dezembro. Para entrar em vigor, ele depende de sanção do governador Romeu Zema (Novo), que tem até o dia 7 de janeiro de 2022 para avaliar o assunto.

Nas últimas semanas, no entanto, o Governo de Minas tentou derrubar a validade da reunião que aprovou a proposta. O Estado alega que o projeto não poderia ter sido votado, já que a pauta do Legislativo está travada, em função do projeto de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, que aguarda análise de urgência. Na época, a ALMG alegou que foi possível passar o assunto na frente devido à resolução que prioriza temas relacionados aos reflexos da pandemia de covid-19.

Publicidade

Mesmo com os questionamentos judiciais, Zema disse à Record TV Minas que não é contra as iniciativas que podem aliviar o valor do IPVA de 2022. Ele mesmo já havia indicado um projeto para limitar o reajuste à inflação, que deve fechar em 10,6%. A medida visa evitar um aumento de quase 30% causado pelo aumento da tabela Fipe.

Nesta segunda-feira (27), Zema informou que analisa junto aos prefeitos a situação do projeto que congela a taxa no Estado. "Para viabilizar o congelamento do IPVA 2022 em Minas, estou conversando com representantes dos prefeitos mineiros, uma vez que metade do valor vai diretamente para as cidades, eles também precisam ser ouvidos. O melhor para os mineiros será feito", escreveu o político em uma rede social.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.