Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nervoso, vereador desmaia em plenário de Câmara em Minas

Diego Espino (PSL) apresentou projeto para uso de nome social em Divinópolis, mas foi alvo de fake news sobre ideologia de gênero

Minas Gerais|Lucas Pavanelli e Célio Ribeiro*, do R7, com Garcia Júnior, da Record TV Minas

O vereador Diego Espino (PSL) desmaiou durante pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Divinópolis, a 120 km de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (28). O parlamentar discursava sobre uma publicação que circulava nas redes sociais quando passou mal e caiu no plenário. A sessão precisou ser interrompida. 

Espino teria apresentado um projeto de lei para que pessoas LGBTQIA+ pudessem ser autorizadas a usar nome social em cargos públicos na cidade. Mas, segundo a assessoria do parlamentar, notícias falsas estariam relacionando a proposta com o conceito de "ideologia de gênero", o que, segundo o gabinete, “não é apoiado pelo vereador”.

Parlamentar ficou visivelmente nervoso no discurso
Parlamentar ficou visivelmente nervoso no discurso Parlamentar ficou visivelmente nervoso no discurso

Durante a reunião plenária, transmitida nas redes sociais da Câmara, Espino mostrou montagens contra ele que estariam sendo divulgadas nas redes sociais. No discurso, o parlamentar subiu o tom e defendeu o direito de escolha dos nomes por parte das pessoas LGBT.

— Quando a pessoa escolhe sua opção sexual, ao invés de ser chamada pelo nome de batismo, ela quer ser chamada pelo nome que ela escolher e a gente tem que respeitar isso. É só isso. Quem sou eu para falar se isso é certo ou errado.

Publicidade

Em vários momentos, ele bateu a mão no púlpito e afirmou que encararia aqueles que o estavam difamando.

— O meu nome é Diego Espino, vocês não vão f* comigo. Eu estou do lado deles sim, pessoas que sofrem desde menino. Peita eu (sic). Eu nunca fui a favor de ideologia de gênero e nunca vou ser. A pessoa pode escolher o que ela quer ser e cês (sic) têm que respeitar. Eu estou aqui pelo certo e o certo é o certo. Vocês vão ter que me segurar.

Publicidade

No decorrer do discurso, o parlamentar foi cambaleando e alterando a entonação da voz, até que caiu para trás, esbarrando nas bandeiras de Minas Gerais, do Brasil e de Divinópolis. Ele foi amparado por outros vereadores e, logo depois, a transmissão foi encerrada.

O R7 entrou em contato com a assessoria de Gabriel Espino. Segundo informações, o vereador teria tido uma queda de pressão por conta do nervosismo. Ele foi atendido em um posto de saúde, mas já foi liberado e voltou ao gabinete. A reportagem também entrou em contato com o Legislativo Municipal e aguarda posicionamento. 

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.