Minas Gerais

23 de Setembro de 2014

Você está em:

Notícias

Notícias

Oscar Niemeyer deixa legado de arquitetura inovadora na capital mineira

A convite de JK, arquiteto realizou seu primeiro trabalho em BH, na região da Pampulha

Juliana Ferreira, do R7 MG | 06/12/2012 às 07h04

Publicidade

As curvas impressionam e chamam atenção. O edifício que leva o nome de um dos arquitetos mais importantes do mundo faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, na região da Savassi, na capital mineira. As curvas do prédio, construído em 1954, se inspiram nas montanhas de Minas Gerais, Estado onde Oscar Niemeyer realizou seu primeiro trabalho.

Morto ao 104 anos, no Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira (5), o arquiteto brasileiro não será esquecido em Belo Horizonte. O Complexo Arquitetônico da Pampulha, feito na década de 1940, foi a primeira obra solo de Niemeyer. Convidado pelo então prefeito da cidade, Juscelino Kubistcheck, se propôs a dar um ar inovador à região norte, que se desenvolvia na época.

Leia mais notícias no R7 MG

A igrejinha na beira da lagoa, a Casa do Baile e o cassino são exemplos da arquitetura diferenciada que destacou o mestre, conhecido por desenhar edifícios públicos.

Niemeyer também é responsável pela Cidade Administrativa, sede do governo estadual de Minas. O Palácio Tiradentes é um dos maiores prédios suspensos do mundo. Contemplar a arte de Oscar Niemeyer pela capital mineira é constatar que suas oito décadas de trabalho vão ficar marcadas na história da cidade.

 

Enterro

O corpo de Oscar Niemeyer será velado na quinta-feira (6) no Palácio do Planalto, em Brasília, e enterrado, na sexta-feira (7) no cemitério de São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

O arquiteto deve ser levado a Brasília na manhã desta quinta-feira (6), onde será velado. Ainda na quinta o corpo retorna ao Rio, onde será velado no Palácio da Cidade, casa oficial do prefeito do Rio, em Botafogo (zona sul). O sepultamento se dará na sexta.


Notícias, serviço, entretenimento, esquisitices. Encontre tudo isso na nova home page do portal R7.

 


 
Veja Relacionados:  oscar niemeyer, arquitetura, bh
oscar niemeyer  arquitetura  bh 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!
RSS