Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Operação investiga 25 cidades mineiras por desvio de R$ 20 milhões

Esquema envolve fraude com compra de combustíveis

Minas Gerais|Do R7

Prefeitura de Montes Claros é uma das investigadas pela ação
Prefeitura de Montes Claros é uma das investigadas pela ação Prefeitura de Montes Claros é uma das investigadas pela ação

Vinte e cinco municípios mineiros são alvos da Operação Catagênese, realizada na manhã desta quinta-feira (5). A ação conjunta envolve o Ministério Público de Minas Gerais, a Polícia Civil e a Secretaria de Estado da Fazenda. O objetivo é apreender documentos em postos de combustíveis, prefeituras e residências para apurar desvios de cerca de R$ 20 milhões na aquisição de combustíveis pelas administrações públicas de cada cidade.

As apurações começaram em dezembro de 2013 e buscam desmontar uma organização criminosa que atua em todo o Estado. Em uma ponta do esquema, estariam empresários donos de postos de combustíveis e, de outro, agentes públicos municipais. A quadrilha estaria desviando recursos públicos de prefeituras, câmaras de vereadores e empresas públicas para enriquecimento ilícito.

Leia mais notícias no R7 MG

Como funciona

Publicidade

Conforme o MP, os abastecimentos efetuados nos postos ficam pendentes na memória do software do Emissor de Cumpom Fiscal e são descarregados ainda no CNPJ da prefeitura vinculada ao esquema. Desta forma, ocorre o recebimento em duplicidade pela empresa: pelo consumidor, que não pediu a nota fiscal, e pela prefeitura.

A fraude foi revelada depois que foi verificada a desproporcionalidade entre as despesas anuais com combustíveis das prefeituras envolvidas com o montante de arrecadação tributária anual.

Publicidade

Operação

A operação está sendo desencadeada em 67 alvos espalhados pelos municípios de: Almenara, Augusto de Lima, Bandeira, Bocaiúva, Bom Jesus do Galho, Botumirim, Felixlândia, Frei Inocêncio, Gameleiras, Glaucilândia, Ipiaçu, Matipó, Minas Novas, Montes Claros, Santa Fé de Minas, São José da Lapa, São Lourenço, Tapira e Vespasiano. Mais de 500 agentes dos órgãos envolvidos participam das atividades.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.